PLANOS DE AULA


São disponibilizados aqui alguns dos planos de aula que eu elaborei durante a minha prática docente no 1º ano do Ensino Fundamental, durante o ano de 2012, ministrando as disciplinas de Português, Matemática, Ciências, História e Geografia. Cabe ressaltar que essa minha experiência foi de uma professora iniciante. Portanto, pode haver aqui alguns equívocos. Mas, certamente, há aqui também muitas das minhas invenções, criações, misturas e tentativas de acerto. Espero, assim, contribuir para a construção de suas práticas enquanto professoras/es alfabetizadoras/es e, se possível, obter retorno da minha.


PLANO DE AULA

LEITURA

Nº da aula: 15

Tema: Leitura.

Objetivos:

- Compreender textos.
- Identificar finalidades e funções da leitura pelo suporte, gênero e contextualização do texto.
- Construir compreensão global do texto lido, unificando e interrelacionando informações explícitas e implícitas.

Conteúdo:

- Leitura e gêneros textuais.

Procedimentos de ensino:

- Ler textos curtos de diferentes gêneros textuais e interrogar os alunos sobre determinadas informações oferecidas pelo texto.
- Escrever frases no quadro que retratem ou não o que foi abordado pelo texto e pedir que os alunos leiam e identifiquem de qual das duas afirmações trata o texto.

Recursos:

- Materiais impressos diversos (revistas, jornais, livros, cartas, bilhetes, documentos, músicas, receitas, listas, etc).
- Quadro.
- Giz.

Procedimentos de avaliação:

- Analisar se a elaboração de idéias pelos alunos conferem com as informações oferecidas pelos textos trabalhados.



PLANO DE AULA

PRESERVAÇÃO DA NATUREZA

Nº da aula: 14

Tema: Preservação da natureza.

Objetivos:

- Reconhecer comportamentos humanos de preservação da natureza, com vistas a adotá-los em seu cotidiano.

Conteúdo:

- Vida e ambiente.

Procedimentos de ensino:

- Desenvolver com os alunos o conceito de natureza.
- Pedir que os alunos identifiquem diferentes espaços da natureza e os desenhe numa folha.
- Pedir que os alunos destaquem atitudes de preservação destes ambientes e as desenhe ao lado do ambiente a que se refere.
- Anotar no quadro estas atitudes de preservação sugeridas pelos alunos.

Recursos:

- Papel.
- Lápis.
- Borracha.
- Quadro.
- Giz.

Procedimentos de avaliação:

- Analisar as colocações feitas oralmente pelos alunos, percebendo se as atitudes correspondem aos ambientes escolhidos por eles.




ATIVIDADE 1


Desenhe nos quadros da esquerda três ambientes da natureza e nos quadros da direita desenhe o que você pode fazer para preservar este espaço da natureza.













































































PLANO DE AULA

SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS


Nº da aula: 13

Tema: Sequências numéricas.

Objetivos:

- Propor sequências representadas graficamente.
- Reconhcer sequências numéricas.
- Proporcionar a descoberta da lei de formação de uma sequência, sabendo dar continuidade a ela.

Conteúdos:

- Números e sequências numéricas.

Procedimentos de ensino:

- Propor diferentes tipos de organização de sequências numéricas (ascendente, descendente, de um em um, de dois em dois, etc) e pedir que os alunos sugiram o número que vem a seguir.

Recursos:

- Papel.
- Lápis.
- Borracha.

Procedimentos de avaliação:

- Verificar se os alunos conseguem completar as sequências numéricas apresentadas.



PLANO DE AULA

LEITURA


Nº da aula: 12

Tema: Leitura.

Objetivos:

- Desenvolver atitudes e disposições favoráveis à leitura.
- Desenvolver capacidades de decifração.
- Saber decodificar palavras.

Conteúdos:

- Leitura e gêneros textuais.

Procedimentos de ensino:

- Proporcionar às crianças o contato com diferentes tipos de textos na sala de aula.
- Apontar algumas palavras de um texto e pedir que as crianças a decodifiquem.

Recursos:

- Materiais impressos diversos (revistas, jornais, gibis, cartas, livro de receitas, livro de histórias, livro de poesias, lista de compras, música, etc).

Procedimentos de avaliação:


- Analisar a capacidade de cada criança em ler diferentes palavras nos mais diferentes tipos de um texto.



PLANO DE AULA

CADEIAS E TEIAS ALIMENTARES


Nº da aula: 11

Tema: Cadeias e teias alimentares.

Objetivos:

- Compreender as relações entre os seres vivos por meio do estudo das cadeias e das teias alimentares.

Conteúdos:

- Vida e ambiente.

Procedimentos de ensino:

- Mostrar figuras de animais de pequeno, médio e grande porte, que vivem nos mais diferentes tipos de habitat  (terra, água, ar) e perguntar aos alunos do que cada um deles se alimenta.
- Apresentar folha com figuras de diferentes animais e pedir que os alunos recortem as figures e as colem fazendo uma sequência com estes animais de acordo com o animal de que cada um se alimenta.

Recursos:

- Figuras de animais.
- Papel.
- Cola.

Procedimentos de avaliação:

- Verificar se as sequências montadas pelos alunos fazem sentido.



PLANO DE AULA

NÚMEROS

Nº da aula: 10

Tema: Números.

Objetivos:

- Realizar contagem de objetos pelo uso de sequência numérica oral, utilizando coleções (móveis ou fixas).

Conteúdos:

- Números e processo de contagem.

Procedimentos de ensino:

- Mostrar certa quantidade de um mesmo objeto (ex: lápis, tampinha, etc) e pedir que os alunos separem dois grupos com a mesma quantidade e depois com quantidades diferentes.
- Apresentar folha com desenho de crianças brincando em um parque e pedir que os alunos respondam a algumas perguntas referentes à quantidade numérica.

Recursos:

- Vários lápis ou tampinhas.
- Papel.
- Lápis.
- Borracha.

Procedimentos de avaliação:

- Verificar se os alunos conseguiram juntar a quantidade solicitada pela professora e se conseguiram representar na folha o número de crianças em cada situação do desenho apresentado.


ATIVIDADE 1
  
Página 59 do livro Marcha Criança de Matemática.


PLANO DE AULA

ESCRITA


Nº da aula: 09

Tema: Escrita.

Objetivo:

- Reconhecer unidades fonológicas como sílabas, rimas, terminações de palavras, etc.

Conteúdos:

- Apropriação do sistema de escrita.

Procedimentos de ensino:

- Fazer a leitura de um poema ou trova ou parlenda que tenha rimas e/ou palavras com uma mesma terminação.
- Pedir que os alunos identifiquem oralmente as palavras que têm a mesma terminação.
- Dizer uma sequência de palavras e pedir que as crianças digam em voz alta a última sílaba das mesmas.
- Imprimir um silabário e pedir que os alunos formem palavras juntando duas sílabas.

Recursos:

- Várias cópias de um silabário.

Procedimentos de avaliação:



- Verificar se a junção de sílabas que os alunos fizeram configuraram palavras reais.


PLANO DE AULA

NÚMEROS


Nº da aula: 08

Tema: Números.

Objetivos:

- Construir a idéia de quantidade.
- Utilizar números naturais para expressar quantidades.

Conteúdos:

- Números e idéia de quantidade.

Procedimentos de ensino:

- Apresentar uma folha com diferentes objetos com quantidades diferentes e pedir que os alunos representem cada um dos objetos com um traço e, em seguida, que escrevam ao lado o número que representa aquela quantidade de traços.

Recursos:

- Papel.
- Lápis.
- Borracha.

Procedimentos de avaliação:


- Verificar se os alunos conseguiram representar cada quantidade com o numeral que a representa.


PLANO DE AULA

ESCRITA

Nº da aula: 07

Tema: Escrita.

Objetivos:

- Conhecer o alfabeto.
- Compreender a categorização gráfica e funcional das letras.
- Conhecer e utilizar diferentes tipos de letras.

Conteúdos:

- Apropriação do sistema de escrita.

Procedimentos de ensino:

- Apresentar um quadro com as letras do alfabeto e os diferentes tipos de letras.
- Ler cada letra do alfabeto em voz alta para os alunos, apontando o som e a forma de cada uma.
- Pedir que coloram com cores diferentes cada uma das letras ditadas pela professora.

Recursos:

- Papel.
- Lápis.
- Borracha.
- Lápis de cor.

Procedimentos de avaliação:

- Verificar se após serem apresentados às letras do alfabeto os alunos conseguem associar seus sons às suas formas.



PLANO DE AULA

CIÊNCIAS - AMBIENTE

Nº da aula: 06

Tema: Ambiente.

Objetivos:

- Reconhecer que os ambientes naturais têm maior diversidade de seres vivos.
- Compreender as relações de dependência entre os seres vivos e destes com o ambiente.

Conteúdos:

- Vida e ambiente.

Procedimentos de ensino:

- Construir com os alunos a noção de ser vivo.
- Pedir aos alunos que falem sobre os seres vivos que moram nas florestas, nos rios, no céu, nos mares, etc, e nas praças, casas, igrejas, escolas, hospitais, etc.
- Pedir aos alunos que falem de qual seres vivos precisam para sobreviver e de que outros elementos do ambiente precisam para sobreviver.
- Oferecer atividade na folha para que desenhem ou escrevam ao lado de cada atividade diária (acordar, tomar café, escovar os dentes, almoçar, lavar as mãos, dormir) os elementos do ambiente que precisam para executá-la.

Recursos:

- Papel.
- Lápis.
- Borracha.

Procedimentos de avaliação:

- Identificar tanto nas conversas quanto na atividade proposta se os alunos construíram as noções previstas para esta aula.


PLANO DE AULA

NÚMEROS


Nº da aula: 05

Tema: Números.

Objetivos:

- Reconhecer o número como propriedade numérica.
- Ler e escrever numerais de forma significativa.

Conteúdos:

- Reconhecimento do número como propriedade comum a coleções (ou conjuntos) com a mesma quantidade de elementos.
- Leitura e escrita de numerais de forma significativa e pela observação de regularidades.

Procedimentos de ensino:

- Apresentar às crianças uma folha com o desenho de diferentes objetos e com a mesma quantidade de cada um, para que elas identifiquem se há mais, menos ou se tem a mesma quantidade de cada objeto.

- Apresentar um quadro para que as crianças preencham o numeral que corresponde às diferentes partes de seu corpo.

Recursos:

- Papel.
- Lápis.
- Borracha.

Procedimentos de avaliação:



- As crianças serão avaliadas na capacidade ou não de executar as tarefas propostas.


PLANO DE AULA

ESCRITA

Nº da aula: 04

Tema: Escrita.

Objetivos:

- Compreender as diferenças entre a escrita alfabética e outras formas gráficas.
- Dominar convenções gráficas (orientação e alinhamento da escrita e função da segmentação dos espaços e da pontuação no final das frases).

Conteúdos:

- Apropriação do sistema de escrita.

Procedimentos de ensino:

- Mostrar alguns símbolos e a diferença deles para a escrita alfabética.
- Oportunizar aos alunos o contato com as inúmeras possibilidades de orientação e alinhamento da escrita e pedir que identifiquem o modo convencional por nós utilizado.

Recursos:

- Materiais impressos de jornais, revistas e livros com diferentes símbolos.
- Papel.
- Lápis.
- Borracha.

Procedimentos de avaliação:

- Verificar através da apresentação dos diferentes símbolos se os alunos compreenderam seus usos e funções, assim como os usos e as funções da escrita.

- Analisar a escolha entre os diferentes tipos de orientação e alinhamento da escrita, percebendo se os alunos conseguem identificar o modo convencional de organizar a escrita.

ATIVIDADE 1


P. 8 do livro Marcha Criança – Língua Portuguesa.


ATIVIDADE 2


Veja os quadros abaixo e colora aquele que mostra o jeito como escrevemos:


.SUBIR A CONTINUA ARANHA DONA A E SURGINDO. VAI JÁ SOL O E CHUVA A PASSOU JÁ . DERRUBOU A E FORTE CHUVA A VEIO PAREDES                                                                      PELAS SUBIU ARANHA DONA A


A DONA ARANHA SUBIU PELAS PAREDES. VEIO A CHUVA FORTE E A DERRUBOU. JÁ PASSOU A CHUVA E O SOL JÁ VAI SURGINDO. E A DONA ARANHA CONTINUA A SUBIR.


.SUBIR A CONTINUA ARANHA DONA A E SURGINDO. VAI JÁ SOL O E CHUVA A PASSOU JÁ . DERRUBOU A E FORTE CHUVA A VEIO                                       PAREDES PELAS SUBIU ARANHA DONA A


.SUBIR A CONTINUA
ARANHA
DONA A E SURGINDO.
VAI JÁ SOL O E
CHUVA A PASSOU JÁ
. DERRUBOU
A E FORTE CHUVA
A VEIO PAREDES
PELAS SUBIU
ARANHA DONA A




A DONA ARANHA SUBIU PELAS PAREDES.
VEIO A CHUVA FORTE E A DERRUBOU.
JÁ PASSOU A CHUVA E O SOL JÁ VAI SURGINDO.
E A DONA ARANHA CONTINUA A SUBIR.


PLANO DE AULA

NÚMEROS


Nº da aula: 03

Tema: Números.

Objetivos:

- Reconhecer números em diversos contextos do cotidiano.
- Reconhecer os números como códigos.

Conteúdos:

- Reconhecimento de números em diferentes contextos do cotidiano (número da casa, idade, dias do mês, datas históricas, etc).
- Reconhecimento dos números como códigos (linhas de ônibus, telefone, placas de carro, registros de identidade, etc).

Procedimentos de ensino:

- Conversar com as crianças sobre as diversas funções dos números em nossa vida.
- Mostrar alguns exemplos do uso de números para identificar algo ou alguém.
- Oferecer uma folha de exercício na qual os alunos tenham de perceber a importância dos números na identificação de uma pessoa ou um objeto.

Recursos:

- Papel.
- Lápis.
- Borracha.

Procedimentos de avaliação:

- Pedir que os alunos coloquem números para identificar objetos e pessoas.

ATIVIDADE 1


Observe as cenas e coloque os números no lugar certo:


                                                     
                                                                                                                          
                
  
      
                          

                    

PLANO DE AULA

ESCRITA


Nº da aula: 02

Tema: Escrita.

Objetivos:

- Conhecer os usos e funções sociais da escrita.
- Conhecer usos da escrita na cultura escolar.
- Desenvolver capacidades necessárias para o uso da escrita no contexto escolar.

Conteúdos:

- Compreensão e valorização da cultura escrita.

Procedimentos de ensino:

- Levar os alunos a refletirem sobre as formas de comunicação que antecedem a escrita convencional.
- Propiciar que os alunos criem formas de representação para coisas distintas.
- Esclarecer as duas funções básicas da escrita – comunicação e expressão do pensamento.

Recursos:

- Folha com alguns códigos de representação primitivos.
- Folha para que os alunos criem suas próprias representações.
- Lápis.
- Borracha.

Procedimentos de avaliação:



- Mostrar situações que não podem ser representadas concretamente, como: cheiro; maldade; inimigo; amizade; etc; e ver se os alunos conseguem perceber que a escrita alfabética pode ser uma boa alternativa para suas representações.


PLANO DE AULA

APRESENTAÇÃO E SONDAGEM DE HABILIDADES
    
Nº da aula: 01

Temas: Apresentação da professora e dos alunos.
           Sondagem das habilidades dos alunos.

Objetivos:

- Acolher os alunos e as alunas.
- Promover a interação entre professora e alunos e entre os alunos.
- Investigar de modo geral o nível de conhecimento dos alunos relativo à escrita de letras e números.

Conteúdos:

- Socialização.
- Apropriação do sistema de escrita.
- Reconhecimento dos números.

Procedimentos de ensino:

- Reunir os alunos (em círculo) e pedir que falem seus nomes e idade.
- Entregar a eles uma folha com algumas figuras para que escrevam seus nomes ao lado.
- Entregar outra folha para que façam traços verticais para representar os algarismos ao lado.

Recursos:

- Papel.
- Lápis.
- Borracha.

Procedimentos de avaliação:

- Análise da fase da construção da escrita em que está cada aluno.
- Análise da capacidade de expressar a quantidade representada por cada numeral.


ATIVIDADE 1


Dinâmica: Colocar os três cartões abaixo com seus respectivos símbolos em um saco e pedir que uma criança de cada vez retire um cartão e diga seu nome ou sua idade ou quem mora em sua casa, conforme o cartão que tenha retirado do saco.









  


ATIVIDADE 2

Observe as figuras e escreva seus nomes ao lado:


___________________________________



 ___________________________________




  ____________________________________




 ____________________________________


ATIVIDADE 3


Observe os números abaixo e faça em cada quadrado a quantidade de traços que representa o número ao lado:


3


5

1




4





Nenhum comentário:

Postar um comentário