ATIVIDADES


DIFERENTES TIPOS DE LETRA


Imagens disponíveis em: https://educadorcriativo.wordpress.com/2016/02/24/letra-cursiva-vs-letra-de-forma/; http://www.federalworldorder.altervista.org/s14p01pt.htm. Acesso em: 11/04/2017.


ALFABETIZAÇÃO E COMUNICAÇÃO



Imagens disponíveis em: http://idealmt.com.br/2015/05/resolucao-de-orgao-vinculado-a-dilma-travestis-e-transgeneros-podem-frequentar-banheiros-femininos-em-escolas-e-universidades/; http://prontoxi.com/images/Banheiro%20-%20acessibilidade; http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-678430474-placa-pvc-proibido-fumar-15x15cm-tonsecores-_JM; http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2011/10/componentes-de-computadores-poderao-reutilizar-o-calor-gerado-no-uso.html; http://aimore.net/placas/placas_educativas_auxiliares_aimore.html; http://www.blogtransitar.com.br/v1/2014/06/07/senhoras-e-senhores-proibido-estacionar-e-proibido-parar-e-estacionar/; http://aimore.net/placas/placa_A-32b.htmlhttp://www.mixadesivos.com.br/adesivo-de-geladeira-placa-de-pare-p100; http://www.carrosnaweb.com.br/dicasplacas.asp; http://www.amerios.com.br/saojorge/noticias/super-temporada-valor/; http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-679099127-relogio-de-mesa-digital-datahora-temperatura-led-azul-senso-_JM; http://www.atividades-escolares.com/2015/01/calendario-2015-corujinhas-colorido.html. Acesso em: 08/09/2015.

ATIVIDADES DE 
DISCRIMINAÇÃO VISUAL






Disponível em: http://pt.slideshare.net/dupis1248/atividades-educao-infantil-z; http://paginadeideias.blogspot.com.br/; http://espacoaprendente.blogspot.com.br/2012/10/complete-os-desenhos-para-imprimir.html. Acesso em: 03/09/2015.

ATIVIDADE DE ESCRITA



Imagens disponíveis em: http://escolasaber.blogspot.com.br/2015/02/atividades-de-portugues-1-ano.html. Acesso em: 31/08/2015.


EXERCÍCIOS DE PRONTIDÃO







Disponível em: http://arquivosdagiuprof.blogspot.com.br/2009/12/prof-solidarios-livro-circo-das-letras.html; http://arquivosdagiuprof.blogspot.com.br/2010/01/fwd-prof-solidarios-livro-circo-das.html; http://docente-mente.blogspot.com.br/2012/11/circo-das-letras-portugues.html; http://docente-mente.blogspot.com.br/2012/11/circo-das-letras-portugues.html; http://docente-mente.blogspot.com.br/2012/11/ciranda-das-letras-natureza-e-sociedade.html. Acesso em: 28/08/2015.

BRINQUEDOS QUE MAIS GOSTO






TIPOS DE LETRA


OBSERVA OS TIPOS DE LETRA ABAIXO. QUANDO ESCREVEMOS É PRECISO ESCOLHER APENAS UM DESSES TIPOS. ESCOLHA UM DELES E ESCREVA O SEU NOME NA LINHA QUE SE SEGUE:



Resultado de imagem para atividade sobre os diferentes tipos de letras 



NOME: _______________________________________________________________


Disponível em: https://www.google.com.br/search?q=atividade+sobre+os+diferentes+tipos+de+letras&biw=1280&bih=699&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=rqh1Vb27Jcm-ggSI6IDYBw&ved=0CAYQ_AUoAQ. Acesso em: 08/06/2015.

COM QUE LETRA COMEÇA?



Disponível em: http://www.rota83.com/atividades-para-alfabetizacao-vogais.html. Acesso em: 27/03/2015.

SOMA






Disponível em: http://www.dicadetudo.com/atividade-de-matematica-para-criancas-adicao-subtracao/. Acesso em: 05/03/2015.


NOME CERTO E LIGANDO OS PONTOS

Disponível em: http://pt.slideshare.net/Vanessasp14/40-atividades-para-alfabetizao-inicial. Acesso em: 06/02/2015.

NOME E APELIDO



Disponível em: http://pt.slideshare.net/Vanessasp14/40-atividades-para-alfabetizao-inicial. Acesso em: 11/11/2014.

ATIVIDADE COM A TURMA DA MÔNICA



Disponível em: http://www.atividades-escolares.com/2013/04/atividades-de-portugues-para-segundo.html. Acesso em: 21/10/2014.


CONFECÇÃO DE COLARES DE MACARRÃO COM AS CRIANÇAS


Passo 1: Juntar o material - macarrão penne, fitas coloridas, canetinhas ou tintas acrílicas coloridas.


Passo 2: Pedir que as crianças pintem ou coloram os macarrões (por fora basta).

Passo 3: Deixar que sequem os macarrões.


Passo 4: Pedir que as crianças coloquem os macarrões dentro das fitas coloridas e depois amarrem. 


Passo 5: Pronto! O colar está feito e lindo!!


Passo 6: Fazer também a pulseira. O procedimento é o mesmo.



Passo 7: Veja o colar na professora como também fica bonito!!!


Disponível em: http://ajudandoprofessoras.blogspot.com/search/label/SUCATA. Acesso em: 22/05/2014.

Imagens disponíveis em: http://criancarteira.blogspot.com.br/2011/04/colar-de-macarrao.html; http://criancarteira.blogspot.com.br/2011_04_01_archive.html; http://www.comofazeremcasa.net/colares-e-pulseiras-coloridas-feitas-com-macarrao/; http://artesurpresabrasil.blogspot.com.br/2014/04/caixa-surpresa-indios-meu-colar.html. Acesso em: 14/10/2014.



ATIVIDADES DE MATEMÁTICA

Problemas de Matemática para crianças de 5 e 6 anos









































 
Disponível em: http://sandrabarbosabraga.blogspot.com.br/2013/01/atividades-de-alfabetizacao.html. Acesso em: 08/09/2014. 

ATIVIDADES PARA ALFABETIZAÇÃO














A


L






Disponível em: http://www.atividades-escolares.com/2011/09/33-atividades-de-alfabetizacao.html. Acesso em: 07/09/2014.


FABETO E SILABÁRIO (SIMPLES)

Esse material já me auxiliou bastante em minha prática docente. Pode ser trabalhado de diversas maneiras. Paulatinamente, em ordem sequencial ou não. Conforme o interesse da turma ou de um aluno especificamente. De acordo com um projeto de trabalho realizado junto aos/às alunos/as (ex: a partir de uma temática trabalhada ou de um gênero textual escolhido). Pode partir do nome dos/das próprios/as alunos/as e dos/das colegas, de dados da escola, de características da turma, do bairro, etc. Assim, o trabalho com as sílabas fica menos massante, mais suave.


Disponível em: http://professoramarciavaleria.blogspot.com.br/p/atividades-diversas-para-alfabetizacao.html. Acesso em: 12/05/2014.


ALFABETO DE RÓTULOS




Observação: Esse alfabeto de rótulos foi criado e publicado por Juliana Vieira em um grupo do Facebook. A vantagem de trabalhar com eles é que as imagens dos produtos geralmente fazem parte do cotidiano das crianças, ao contrários dos alfabetos convencionais, onde as ilustrações geralmente são coisas que as crianças não conhecem. Ex: figo; ioiô; elefante; dado; etc. A partir desse alfabeto é possível realizar várias atividades. Uma delas é solicitar que as crianças tragam mais rótulos de casa, para ver com que letra iniciam seus nomes, para que percebam que mais de uma palavra iniciam com a mesma letra. Outra atividade interessante é ver em que essas mesmas palavras se diferenciam. A letra que sucede a letra inicial, por exemplo. E assim por diante.  


ALFABETO ILUSTRADO






Observação: Com o alfabeto ilustrado, realizei atividades diferenciadas junto aos/às meus/minhas alunos/as. Como se tratava de uma turma de 1º ano, uma boa atividade, é pedir a cada aluno/a que identifique a letra inicial de seu nome e, depois, identifique também as demais letras de seu nome. Outra sugestão é pedir que verifiquem/comparem que nome/coisa/figura também começam com a mesma letra do seu nome no alfabeto ilustrado. Outra sugestão interessante é xerocar uma cópia do alfabeto ilustrado para cada aluno/a levar para casa e pedir que tentem "copiar" os nomes das palavras das coisas que eles/elas conhecem.

FICHAS DE SOMAR










Observação: Com essas fichas é possível trabalhar a adição em grupos, conforme o nível em que as crianças se encontram. À medida em que vão conseguindo resolver cada ficha, elas mesmas vão solicitando novas fichas ao/à professor/a. É muito interessante e as crianças adoram!!

Disponível em: http://marcoscassemiro.wordpress.com/2011/03/06/aprendendo-a-somar-caderno-de-matematica-1-serie/. Acesso em: 26/02/2014.

ESCREVENDO COM A AJUDA DE PREGADORES DE ROUPA


Observação: Essa atividade pode ser realizada de modo que apenas os pregadores contenham sílabas e as/os alunas/os possam completar em pedaços de cartolinas coloridas com outras sílabas do modo que bem quiserem, formando outras e diversas palavras. Esse trabalho pode ser feito ainda com recortes de jornais ou revistas.

OVOS DE PÁSCOA













Observação: Essas imagens foram retiradas do site das Lojas Americanas (http://www.americanas.com.br/loja/234768/pascoa), onde constavam outros dados sobre esses ovos, como a marca do chocolate, o Nº do Ovo e seu preço. Com essas informações, é possível solicitar aos alunos que façam uma pesquisa de preço sobre os mesmos ovos em outras lojas (a pesquisa pode ser tanto em mercados, supermercados ou padarias da região onde moram, como podem ser virtuais, caso os/as alunos/as tenham acesso à internet). O/a professor/a pode, ainda realizar uma pesquisa em sala de aula para ver qual desses ovos de páscoa cada aluno/a prefere e, em seguida, montar um gráfico de preferências com os/as alunos/as. Podem também ser trabalhados os nomes dos ovos e a escrita desses nomes, com atividades em que, após visualizarem bastante os rótulos dos ovos, o/a professor/a pode retirar algumas de suas letras para que completem seus nomes sem olhar. Essas são algumas possibilidades de trabalho com os ovos de Páscoa...   


APRENDENDO A VER AS HORAS NO RELÓGIO

Observe as imagens dos relógios abaixo com os ponteiros e escreva para as horas o número que está marcando o ponteiro menor e para os minutos o número que está marcando o ponteiro maior:

HorasMinutosHorasMinutos
.
HorasMinutosHorasMinutos


   
Disponível em: http://www.imagem.eti.br/atividades_educativas/aprenda_a_ver_as_horas_1.html. Acesso em: 27/07/2014.

TIPOS DE LETRAS:
A CATADORA DE PANFLETOS

    

   

Certo dia fui para a escola preocupada com o objetivo que tinha a cumprir naquele dia junto aos/às meus/minhas alunos/as: ajudá-los a perceber a diferença entre as letras e ao mesmo tempo apresentar-lhes um novo gênero textual. Contudo, ainda não havia preparado nenhuma atividade formal. Já estava a caminho da escola, indo pegar o ônibus, quando olhei para o chão e vi um PANFLETO. Peguei-o imediatamente e percebi que aquilo poderia ser um EXCELENTE INSTRUMENTO DE TRABALHO COM MEUS/MINHAS ALUNOS/AS! Comecei, então, a catar todos os panfletos que via no chão durante todo o percurso da minha casa até o ponto de ônibus que ia até a escola. Chegando lá, reuni a turma em grupos e propus que analisassem aquele material, que vissem sobre o que cada um tratava, os elementos que continham (letras, números, etc). Depois, pedi que analisassem mais cuidadosamente se havia em nesses panfletos tipos de letras diferentes e solicitei que as identificassem: palito, cursiva, de forma ou de imprensa, etc. Foi muito produtiva e divertida essa atividade! Os/as alunos/as adoraram!

OBS: Os panfletos acima apresentados não foram os apresentados à turma.

Imagens disponíveis em: https://www.google.com.br/search?q=panfletos&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=KOTOU8j1EOjhsATt3IGQBw&ved=0CAYQ_AUoAQ&biw=1366&bih=624. Acesso em: 22/07/2014.


O APRENDIZADO DAS LETRAS

HOJE APRENDI MUITAS COISAS SOBRE BLOG. COM ISSO, REVIVI COISAS QUE ENSINEI E QUE TAMBÉM APRENDI NO PROCESSO DE ALFABETIZAR OS MEUS ALUNOS E ALUNAS. UMA DAS COISAS APRENDIDAS FOI A DE NÃO LHES OFERECER TUDO PRONTO. ENTÃO, AO INVÉS DE SIMPLESMENTE LHES OFERECER O ALFABETO, EU PROCURAVA LHES PERGUNTAR: VOCÊS JÁ OUVIRAM FALAR DAS LETRAS? CONHECEM AS LETRAS? ALGUÉM SABE DIZER O QUE É O ALFABETO? PARA QUE ELE SERVE? E ENTÃO, COMECEI O ANO COM UMA HISTÓRIA... A DO "O MENINO QUE APRENDEU A VER", DE RUTH ROCHA. PORQUE MUITOS DOS/DAS MEUS/MINHAS ALUNOS/AS NUNCA TINHAM VISTO AS LETRAS. ALGUNS NEM TINHAM IDO À ESCOLA AINDA. E, PARA ELES/ELAS  AS LETRAS ERAM APENAS UM NEGÓCIO ESTRANHO, UM MONTE DE TRACINHOS, SEM SIGNIFICADO ALGUM. DEPOIS DESSA HISTÓRIA, COMEÇAMOS A VER OS TRACINHOS DE UM MODO DIFERENTE... ELES EXISTIAM CADA UM DE UM MODO DIFERENTE, PARA REPRESENTAR SONS TAMBÉM DIFERENTES. POR ISSO, FOI IMPORTANTE VER O VALOR DA FORMA E DO SOM DE CADA LETRA. E AÍ, OUTRA HISTÓRIA FOI IMPORTANTE: A DO "O ANIVERSÁRIO DO SEU ALFABETO", DE LUIZ GENESINI, EM QUE CADA ALUNO/A PRESENTEOU UMA LETRA DO ALFABETO E FIZEMOS UMA FESTINHA DE ANIVERSÁRIO SUPER ANIMADA PARA O SEU ALFABETO. ASSIM, FOMOS APRENDENDO AS LETRAS E SEUS SIGNIFICADOS E SONS CORRESPONDENTES. OUTRO APRENDIZADO QUE TIVE COM TUDO ISSO FOI QUE ERA PRECISO RECEBER MELHOR AS NOVAS INFORMAÇÕES TRAZIDAS POR TODOS OS LADOS (ALUNOS/AS, BLOGS, LIVROS, RUAS, TV, RÁDIO, INTERNET, ETC). ASSIM, AS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGENS SE AMPLIAM, SE DIVERSIFICAM, SE MULTIPLICAM. POR ISSO, TALVEZ TENHA SIDO TÃO GOSTOSO ESTAR COM ESSES/AS ALUNOS/AS!!



INTERPRETAÇÃO DE TEXTO



Disponível em: http://www.portalescolar.net/2012/04/250-atividades-de-alfabetizacao.html. Acesso em: 16/07/2014.


COMPLETE COM A LETRA QUE FALTA




Disponível em: http://alfabetizacaocefaproponteselacerda.blogspot.com.br/2013/01/atividades-de-alfabetizacao.html. Acesso em: 28/06/2014.


O SOM DAS VOGAIS


Observação: Esse jogo permite que as crianças, em início de processo de alfabetização, reconheçam alguns dos sons mais comumente por ela escutados (como o das vogais, em início de palavras). Esse processo contribui bastante para o posterior reconhecimento de outros sons (como o das consoantes e o das sílabas simples e depois o das sílabas mais complexas). Uma coisa interessante desse jogo é fazer com que as crianças percebam que há mais de uma coisa/imagem que começa com a mesma letra. Ou seja, a letra representa um som que ouvimos em diversas palavras, que representam coisas diversas.


AUTO-DITADO


Disponível em: http://professorascriativasbykel.blogspot.com.br/2013/04/atividades-alfabetizacao.html. Acesso em: 23/06/2014.


ALFABETO MÓVEL COM TAMPINHAS

O alfabeto móvel pode favorecer o processo de alfabetização em todas as etapas de sua construção (desde a pré-silábica até a alfabética), já que os/as alunos/as vão construindo suas hipóteses de escrita no contato com esse material. A vantagem de serem coloridos e atrativos é que, antes de passarem à escrita no papel propriamente dita, eles/elas sentem-se desafiados a elaborarem o pensamento e a relacionarem os sons de cada letra com a sua forma e grafia. Esse jogo pode se tornar bastante desafiador e interessante tanto para quem está nesse processo de construção da escrita quanto para quem já escreve e está aprendendo a ler!!


Disponível em: http://professorageorgia.blogspot.com.br/2013/05/sugestoes-de-jogos-para-alfabetizacao.html. Acesso em: 09/06/2014.

CIRCULE O NOME DE CADA FIGURA


Disponível em: http://wwwatividadesescolares.blogspot.com.br/2012/05/atividades-de-alfabetizacao.html. Acesso em: 07/06/2014.


A HORA E A CRIANÇA


A hora é algo importante de ser trabalho desde a mais tenra idade, pois ela faz parte do nosso cotidiano e organiza boa parte das nossas atividades. As crianças participam dessa organização e desde então já começam a perceber essa divisão que culturalmente fazemos do tempo. Ensinar-lhes as horas é algo tão necessário quanto fundamental para que possam compreender e participar mais ativamente dessa organização, fazendo suas próprias escolhas, criando um modo próprio de controlar esse tempo, não se tornando mera espectadoras do que os/as adultos/as irão fazer com elas.Conhecer suas rotinas e perceber-se nelas faz com que assumam outro tipo de postura e de relação com esse tempo. Assim, as horas não apenas passam, mas as crianças também passam pelas horas!! Daí a necessidade de ver como é a rotina de cada criança, ao invés de tentar transmitir a ideia de uma rotina única e universal para todo mundo... Essa é a proposta da atividade.





Imagem disponível em: http://chocoartes1.blogspot.com.br/2013/01/matematica-1-ano.html. Acesso em: 30/05/2014.


DITADO


Disponível em: http://alfabetizacaocefaproponteselacerda.blogspot.com.br/2013/05/atividades-de-alfabetizacao-completar.html. Acesso em: 26/05/2014.

FICHA DE LEITURA 


Adapção feita de atividade disponível em: http://felizsaber.blogspot.com.br/2013/01/ficha-de-leitura-1-ano.html. Acesso em: 02/02/2014.


PIADAS



 


Disponível em: https://www.google.com.br/search?q=o+que+%C3%A9+o+que+%C3%A9&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=yh2HU9-cJYP6oASvr4LADQ&sqi=2&ved=0CAcQ_AUoAg&biw=1535&bih=810#q=piadas+para+crian%C3%A7as&tbm=isch. Acesso em: 29/05/2014.


TEXTO: A MINHA CASA



Disponível em: http://alfabetizacaocefaproponteselacerda.blogspot.com.br/2013/02/textos-para-leituras.html. Acesso em: 27/05/2014.


LEITURA EM SACOS DE PÃO

Essa atividade surgiu da minha prática de viajar uma vez por mês para uma outra cidade (para fazer um curso) e, na rodoviária, ao comer uns biscoitos amantegados (deliciosos!) eu recebia, também, no saco de pão (em tamanho reduzido, claro!) poesias, as quais eu levava para os/as meus/minhas alunos/as. Eles/as adoravam!! Nós fazíamos trabalhos com desenhos, pinturas, recortes e colagens sobre as poesias lidas, além de estudarmos as frases dos textos, a estrutura do texto poético e algumas sílabas predominantes, por meio da rima. Era ótimo!!! 

Como as crianças gostaram muito dos sacos de pão com poesias acabei dando para eles todos os que eu tinha (e hoje não tenho nenhum para postar aqui), mas posso conseguir... De qualquer forma, vou postar outros exemplos de sacos de pão com diferentes tipos de texto, tais como: poesia, propaganda e anúncios para venda. Essa variedade de gêneros textuais é muito rica e rende ótimos trabalhos em sala de aula!!








Imagens disponíveis do Google Imagens: https://www.google.com.br/search?q=Leitura+em+sacos+de+p%C3%A3o&hl=pt-PT&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=VdZ4U7qWGIjKsQSyv4HAAw&ved=0CAgQ_AUoAQ&biw=1280&bih=699. Acesso em: 18/05/2014.


PEQUENOS TEXTOS PARA LER E ALFABETIZAR

















SISTEMA MONETÁRIO
IDA AO SUPERMERCADO



A proposta aqui é que os/as alunos/as acompanhem as compras da família no supermercado. Desse modo, acredito que possam se aproximar do sistema monetário e se apropriar dele de um modo mais realista e divertido. A ideia é que eles/elas analisem o panfleto do supermercado de onde irão fazer as compras, vejam seus interesses e as preferências de sua família. Depois, é solicitado que anotem os seguintes dados com base no que for escolhido:



Disponível em: https://www.google.com.br/search?q=atividade+de+matematica+mercadinho&biw=1280&bih=699&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=ArR8U96sNfLhsATT8oGICg&ved=0CCkQsAQ. Acesso em: 21/05/2014.


COMO MEDIR O COMPRIMENTO?


 

 

 


 Observação: Aqui pode ser feita uma discussão com os/as alunos/as sobre a necessidade de medirmos os objetos, as pessoas e as coisas do mundo que nos rodeia. Em seguida, é possível ainda discutir sobre a necessidade de estabelecer uma medida padrão para que o resultado dessa medida seja confiável e imutável. Daí a explicação da necessidade do surgimento dos instrumentos padrões de medida, como a régua e a fita métrica. 


RODA DE CONVERSA NA ALFABETIZAÇÃO    


A Roda de Conversa deve ser uma estratégia rotineira nas classes de Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Ela deve ser realizada duas vezes ao dia: uma no início para planejamento do dia, para partilhar e apreciar o dever de casa. Outra no final da aula, como momento de análise e avaliação do dia, como recurso de crescimento para todos. A participação na roda permite que as crianças aprendam a olhar e a ouvir os colegas, trocando experiências e aprendendo as atitudes corretas de ouvinte e de falante. OUTROS TEMAS PARA A RODA DE CONVERSA: • Discutir um filme, a leitura de um livro ou um acontecimento recente na sala de aula. • Narrar fatos às crianças, cantar, declamar poemas, dizer parlendas, apresentar um jogo ou uma brincadeira infantil. • Levar adivinhas para serem resolvidas coletivamente com a classe. • Planejar um passeio, discutir a elaboração de um livro ou a organização de uma tarde de autógrafos. 


Disponível em: http://fatimambrosio.blogspot.com.br/2011/05/roda-de-conversa.html. Acesso em: 03/04/2014.


LIGUE OS PONTOS

Sequência Numérica



Disponível em: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http%3A%2F%2Fatividadeseducativas.org%2Fwp-content%2Fuploads%2F2013%2F10%2Fskeleton%252Bdot%252Bto%252Bdot-215x300.gif&imgrefurl=http%3A%2F%2Fatividadeseducativas.org%2Fcategory%2Fcolorir%2F&h=300&w=215&tbnid=8OTizoCNwbxSGM%3A&zoom=1&docid=YjRMAVUQ0KiqjM&hl=pt-PT&ei=0Ql6U7jTFsuTyASYkYHIAg&tbm=isch&ved=0CC0QMyglMCU4ZA&iact=rc&uact=3&dur=327&page=6&start=134&ndsp=27. Acesso em: 19/05/2014.


FICHAS PARA ESCREVER











Disponível em: http://compartilhareducar.blogspot.com.br/2010/11/jogos-alfabetizacao.html. Acesso em: 15/06/2014.



NOMES E APELIDOS

Esse é um trabalho interessante, na medida em que podemos explorar as principais características tanto dos nomes quanto dos apelidos, de modo a diferenciá-los e possibilitar que as próprias crianças construam uma escrita espontânea. Podemos explicar, por exemplo, que os apelidos geralmente são menores do que os nomes ou estão no diminutivo (para caracterizar intimidade ou carinho). Pode também ser engraçado ou até mesmo ridículo (quando quer caçoar da pessoa, servir de brincadeira ou zoação). Geralmente o apelido tem relação com o nome, mas pode também não ter nenhuma relação com ele. Uma possibilidade muito interessante é trabalhar a partir dos nomes e apelidos dos/das alunos/as!! Assim, a relação entre nomes e apelidos é um universo muito rico a explorar!!! 


Disponível em: http://marcoscassemiro.wordpress.com/category/atividades-para-alfabetizacao-1-e-2-anos/. Acesso em: 30/06/2014.

LETRA INICIAL DE CADA FIGURA

As atividades abaixo contribuem para a conscientização fonológica (aprendizado sobre a correspondência entre o som e a forma da letra). É a partir desse aprendizado que as crianças tornam-se capazes de diferenciar um som/letra de outro som/letra e então a alfabetização acontece. Essas atividades são apenas alguns exemplos de como esse aprendizado pode acontecer...



Disponível em: http://wwwatividadesescolares.blogspot.com.br/2012/05/atividades-de-alfabetizacao.html. Acesso em: 31/05/2014.


ALFABETIZAÇÃO E TECNOLOGIA

As crianças hoje tem acesso aos conhecimentos sobre informática com muito mais facilidade do que antes. Muitas vezes esses conhecimentos fazem parte do seu dia-a-dia muito mais do que aquelas clássicas palavras que usamos para alfabetizar e que geralmente estão presentes nos livros didáticos. Então, por que não utilizarmos dos elementos da informática no processo da alfabetização? 



Imagem disponível em: http://turminhadoyuri.blogspot.com.br/2012/02/atividades-infantis-sobre-informatica.html. Acesso em: 04/06/2014.


SEQUÊNCIA NUMÉRICA

A atividade abaixo contribui para a memorização da sequência numérica, para apreensão das formas de se escrever cada número e também de sua localização em relação aos demais números no que se refere à sequência numérica proposta. Esse aprendizado é importante e subsidia outros futuramente necessários na alfabetização matemática.




ALGUMAS DOENÇAS





Observação: É importante trabalharmos as doenças com as crianças, pois elas nos acometem em vários momentos de nossas vidas, inclusive na infância. Conscientizá-las desde cedo das formas de se previnir, de se se cuidar e também de cuidar do outro é super importante.




O QUE É ARTE PARA VOCÊ?


 MÚSICA?
 PINTURA?
 ESCULTURA?
 CINEMA?
 TELEVISÃO?
 DANÇA?
 GRAFITE?
 ESTILISTA?
 TEATRO?
 ARTESÃ/ARTESÃO?

 OUTROS?



TEXTO: A IMPORTÂNCIA DA ARTE E DA LITERATURA

O que é arte ?
A arte é uma forma do ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.

O que é literatura?
A literatura é uma manifestação artística. E difere das demais pela maneira como se expressa, sua matéria-prima é a palavra, a linguagem. O texto literário se caracteriza pelo predomínio da função poética.

Arte e Literatura: sua importância

A Arte é extremamente importante para o desenvolvimento global do Ser Humano, devendo ser trabalhada com liberdade e seriedade desde cedo em sala de aula.
Fazer Arte e Literatura é uma das mais ricas formas de expressão de nossos sentimentos. Auxilia, por exemplo, na facilidade (ou não) da expressão escrita, uma vez que esta requer muita imaginação. Falando-se em imaginação, fala-se também na capacidade de lidar com situações difíceis, de improvisar e muito mais.
Por isso, a Arte deve ser incentivada e ter seu espaço em toda escola pois desperta a capacidade de criação, nos alunos que colocarão em prática sua sensibilidade artística nas aulas programadas pelo currículo escolar.


RECORTE DE PALAVRAS COM INICIAIS




PARTES DO CORPO HUMANO




ESPAÇO DA SALA DE AULA




ORGANIZAÇÃO TEXTUAL




SOMA





NÚMEROS ORDINAIS




DITADO DE LETRAS



O LIXO




O LIXO




MINHA CASA




TIPOS DE MORADIA



RECORTE E COLAGEM DE PALAVRAS





COORDENAÇÃO MOTORA



AMBIENTES DA NATUREZA



RELAÇÃO NÚMERO E QUANTIDADE





SEQUÊNCIA DE OBJETOS




SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS





NÚMERO E QUANTIDADE




ALIMENTAÇÃO DOS SERES VIVOS




HABITAT DOS ANIMAIS








RELAÇÃO NÚMERO E QUANTIDADE





NÚMERO E QUANTIDADE






ELEMENTOS DA NATUREZA



SERES VIVOS



LETRAS E NÚMEROS




NÚMEROS




ORGANIZAÇÃO TEXTUAL



SÍMBOLOS




ESCRITA



HISTÓRIA DA ESCRITA




Nenhum comentário:

Postar um comentário