sexta-feira, 14 de julho de 2017

APLICATIVOS DE CELULAR QUE PODEM AJUDAR NA ALFABETIZAÇÃO

Resultado de imagem para aplicativos de celular para crianças

Jogos, brinquedos e brincadeiras são parte do processo de aprendizagem ao longo de toda a infância. Desafiam, despertam a curiosidade e ajudam a estabelecer a relação entre o indivíduo e o mundo. Com o processo de alfabetização não é diferente: eles podem ser uma ferramenta importante para a introdução ao universo das letras.
Para um nativo digital, familiarizado com recursos tecnológicos desde cedo, é natural brincar e jogar videogames, celulares e tablets. E, se tudo isso é parte do cotidiano da criança, não há porque não usar também no caminho que leva à leitura e à escrita.
“Existem aplicativos e programas que contam histórias e ensinam a identificar imagens, letras e palavras”, exemplifica Carlos Querido, coordenador de Tecnologia Educacional do Colégio Nossa Senhora do Morumbi (SP). Ele acredita que vale a pena apostar em recursos tecnológicos, tanto na escola como em casa – embora o uso nesses dois ambientes se dê de maneira diferente. “Na escola, o uso é pedagógico e há o convívio com os colegas. Já em casa, os pais devem ficar atentos à passividade. Deixar a criança jogando sozinha esvazia o sentido da atividade”, afirma. Sem falar que, sozinha, a tecnologia não garante aprendizagem nenhuma.
O mais importante, segundo Querido, é que os pais consigam organizar a rotina e ter um tempo disponível para interagir com o filho na hora de usar o tablet ou smartphone. Ele lembra que a questão da oralidade também é fundamental para a alfabetização, o que reforça a importância da mediação do adulto. Outra orientação é não dar à brincadeira o caráter de obrigatoriedade. Apresente ao seu filho o jogo ou atividade e certifique-se de que ele demonstra interesse. De outra forma, a brincadeira perde a graça e não há nada para aprender com ela.
Com uma capacidade tecnológica que possibilita a mescla de recursos auditivos e visuais, os dispositivos móveis são ótimos suportes para as crianças desde o início de sua caminhada educacional. A importância desses equipamentos na alfabetização infantil se dá principalmente por seu poder de promover o estímulo em crianças de todas as idades. Afinal, são ao mesmo tempo jogo, lousa, caderno e biblioteca! Já pensou que, com recursos tecnológicos que dão vida às historinhas (com sons, imagens em movimento e ações interativas), os livros para tablet se tornam automaticamente muito mais interessantes?

Sugestões de aplicativos para seus filhos

Escolhemos alguns dos melhores aplicativos para a alfabetização infantil e vamos explicar direitinho os motivos para você apresentá-los a seus filhos. Veja só:

ABC do Bita

O ABC do Bita é um abecedário interativo que, com seus joguinhos, estimula o raciocínio lógico das crianças e trabalha a coordenação motora. A proposta do aplicativo é um novo jogo a cada letra. Com visual bem colorido e lúdico, a criança aprenderá com o macaco que balança, com milhos que viram pipoca e com o helicóptero que voa, tudo com uma trilha sonora cativante e locução profissional em português. Ele está disponível tanto para Android como para iOS.

Animal Sound Box

Aplicativo ótimo para entretenimento dos pequenos, o Animal Sound Box reproduz o som de diversos animais com perfeição. Além de mostrar uma simpática ilustração do respectivo bicho, quando a criança toca no desenho surge a foto real do animal. Vale a pena conferir, pois as crianças menores adoram! Está disponível na loja de aplicativos do Windows.

Cocoricó

Famosa na TV Cultura, a Turma do Cocoricó traz muita diversão para os pequenos com um joguinho de pega-pega que é excelente para desenvolver a coordenação motora. Ambientado em uma fazenda, de forma bem lúdica e simples, o jogo traz os personagens abordando situações do mundo real, ao mesmo tempo introduzindo conceitos de convivência e noções de matérias escolares. Essa turminha está disponível tanto para Android como para iOS.

Colorama

Simulando um livro de desenhos para colorir, o Colorama promete entretenimento de sobra para as crianças! São centenas de figuras para pintar apenas com o toque, trabalhando a coordenação motora. Por meio do aplicativo, você ainda pode compartilhar as obras de arte de seus filhos no Facebook e até imprimir os desenhos para os pequenos guardarem e mostrarem aos amiguinhos. Está disponível para o sistema iOS.

Galinha Pintadinha Paint Book

Um verdadeiro livro de colorir de um dos personagens mais queridos do público infantil. Mas o app vai muito além de apenas colorir, viu? Com ele, seu filho aprenderá sobre letras e números enquanto escutas sons. Com interface intuitiva, as crianças poderão colorir as letras e os números com diferentes ferramentas, podendo inclusive alterar cores. Aumentam assim sua habilidade motora e sua percepção do alfabeto. Está disponível para Android.

Matrix Game

Com opções segmentadas para idades a partir de 4 anos, o Matrix Game é um jogo que estimula as habilidades de percepção visual, atenção, concentração e orientação espacial. A proposta da empresa é fazer as crianças brincarem, explorando, experimentando e aprendendo, com desafios coerentes à sua faixa etária. Disponível para iOS.

PalmaKids

Criado pelo Programa de Alfabetização na Língua Materna, o Palmakids é recomendado para crianças em processo de alfabetização infantil tanto na língua portuguesa como na língua inglesa, ajudando na educação bilíngue. Ao desenvolver as memórias auditiva e visual, o joguinho lúdico e autoexplicativo propõe que as crianças conquistem a Galáxia do Alfabeto e deixem os planetas felizes ao salvar cada uma das letras. Você encontra o app tanto para Android como para iOS.

Pampers Premium Care

Focado nos mais pequeninos, o Pampers Premium Care é um aplicativo para estimular os bebês a exercitarem seus sentidos na fase da descoberta das cores, dos movimentos e das palavras. Contando com 6 áreas de atividades diversas e cores bem vivas, o app realmente prende a atenção das crianças menores. Está disponível tanto para Android como para iOS.

Jogo das Palavras

Com um funcionamento extremamente didático, o Jogo das Palavras é apresentado como a forma mais divertida de aprender a ler e a escrever. No joguinho, mostra-se uma imagem, disponibilizando as letras que formam a palavra correspondente. Com isso, a criança é estimulada a organizar as letras da forma correta. No momento, o app está disponível apenas para iOS.

ABC do Bita 
Desenvolvido pela editora de conteúdo infantil digital Mr. Plot, o aplicativo em português ajuda os pequenos que estão no início da alfabetização a aprender o abecedário por meio da interação com objetos e sua letra correspondente. A criança pode, por exemplo, fazer os milhos virarem pipoca, o helicópero voar e a bola pular enquanto aprende as letras. Por meio de uma navegação intuitiva, o app também estimula o raciocínio lógico e a coordenação motora. Disponível de graça para Android, iPad e iPhone.

CPqD Primeiras Palavras 
Na medida em que interage com o aplicativo, a criança vai aprendendo o alfabeto e a formar palavras e até frases. O app oferece quatro atividades diferentes, que permitem ouvir a pronúncia de letras e palavras, completar palavras com vogais ou consoantes, ordenar as sílabas e dispor as palavras para formar uma frase. Os recursos de voz do aplicativo, que se aproximam da fala natural, são os mesmos utilizados em aplicações na área de acessibilidade. Disponível apenas na loja da Apple, a US$ 0,99.

Tracing ABC 
Disponível em inglês e em espanhol, para Android e iPhone, o aplicativo está disponível de graça em inglês e em espanhol. Por meio do aplicativo, crianças podem treinar a caligrafia de letras maiúsculas e minúsculas, números, formas e palavras completas. Apesar de não ser estar em português, o app proporciona navegação intuitiva e é dividido nos modos Easy e Hard ("fácil" e "difícil", em português). No modo difícil, se o dedo do pequeno não segue a linha exata do giz, a linha ficará vermelha.

Soletrando Lite 
Fazer compras em um supermercado virtual e, ao mesmo tempo, aprender o alfabeto é a proposta do aplicativo, que pretende atender crianças a partir dos 3 anos. Elas podem conhecer alimentos e aprender de forma lúdica como escrevê-los e soletrá-los. Na versão 1.2, o usuário pode escolher o nível de dificuldade. No grau mais difícil, as letras que compõem as palavras dos objetos não aparecem nos moldes. O app é gratuito e pode ser encontrado na iTunes Store.

Kids Alphabet Game 
O aplicativo é um jogo de quebra-cabeça que mistura peças com letras e figuras. Há um quebra-cabeça diferente para cada letra. Voltado para os pequenos que ainda não entraram na escola, mas já começam a aprender o alfabeto, o jogo ajuda a manter a concentração e a desenvolver o raciocínio lógico. Um hipopótamo também ajuda a criança a pronunciar as palavras que aprende. Disponível de graça para Android, iPhone e iPad.

Disponível em: http://revistacrescer.globo.com/Criancas/Escola/noticia/2016/03/alfabetizacao-aplicativos-de-celular-e-tablets-ajudam-no-processo.htmlhttp://novosalunos.com.br/9-aplicativos-que-ajudam-na-alfabetizacao-infantil/https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/mulher/vida-de-mae/na-tela-aplicativos-facilitam-a-alfabetizacao-dos-pequenos,1c3d6e8a9d78c310VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html. Acesso em: 14/07/2017.

Imagem disponível em: https://www.ivoluntarios.org.br/pages/2611-aplicativo-de-celular-ajuda-a-denunciar-abusos-contra-criancas-e-adolescentes. Acesso em: 14/07/2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário