sábado, 3 de setembro de 2016

O RÁDIO NA SALA DE AULA

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Os aspectos radiofônicos são compostos por sons e palavras que dão asas a imaginação. Ademais, ele pode ter um diferencial, que é o âmbito do sentido. Esse diferencial seria uma mistura de teorias e sensações que torna o rádio um ótimo instrumento para professores e pesquisadores interessados no ato de comunicar com fins educativos. Nessa linha de pensamento, como inicio, é necessário questionar sobre a razão para educar, já que “a questão não é só do quanto podemos fazer, mas também de como podemos fazê-lo”, e para isso é preciso conciliar a prática e a teoria, sempre se preocupando com o caráter educativo da função comunicativa e o seu caráter político.

O rádio tem muito valor, principalmente numa sociedade que existem milhões de analfabetos. Dessa forma, reflete-se sobre uma pedagogia do rádio, tendo como premissa a inquietude educativa, lembrando que o papel do rádio deveria ir além dos programas, dos comerciais e das estatísticas sobre as audiências, priorizando também seu público e respeitando suas culturas. Logo que, a cultura é o que se serve para o homem, para comunidade e para sua própria construção humana e social. Apesar desse conceito, alguns pontos de vista sobre o mundo eram elaborados por membros da elite que não concordam com essa definição; e esse mesmo ponto de vista elitista, foi capaz de afirmar que o individuo se educa apenas durante os anos da infância e adolescência. Porem, para Mario Kuplún (autor do livro: produção de programas de rádio) defende a concepção de educação permanente, as pessoas se educam durante toda a vida.

Partindo desse pressuposto, usando a pedagogia radiofônica, Kaplún aponta três cominhos para a educação através do rádio:
A que põe ênfase nos conteúdos (que é baseado no processo de educação formal – transmissão de conhecimentos ao educando, geralmente de forma autoritária e paternalista). Ao educador cabe o papel de interpretar o mundo e transmitir, e ao educando o direito de escutar, sem interferir na interpretação do mundo;
A que ressalta os resultados (baseado na manipulação de atitudes de acordo com planos pré-determinados – usados bastante em formato publicitário.). Induz a população a adotar certas formar de pensar, sentir e atuar, não estabelecendo o desenvolvimento autônomo da personalidade do individuo. 

E a que destaca os processos (baseado numa relação de educador e educando, que ao expor conteúdos em discussão, constrói um cidadão crítico de sua própria realidade).
Já que o rádio tem como características a sensorialidade – dá vazão a imaginação e exerce relação emocional nos diálogos, a dinâmica – rapidez na produção de conteúdos, a visibilidade – permite audição das mensagens sem impedir a realização de outras atividades, o imediatismo, a instantaneidade, o baixo custo que transformam o rádio num veículo rápido, versátil e acessível, há a possibilidade de transformá-lo em uma ferramenta para ser utilizada em sala de aula. Além disso, este método é eficaz e aguça a criatividade dos alunos, sem esquecer que o áudio é capaz de estimular as pessoas à leitura, pois o ouvinte – às vezes – busca as referencias dos conteúdos no texto impresso, o que garante perenidade da informação.

Para a execução dessa união entre o áudio e o material impresso, é necessário o público escolar ter contato com a produção radiofônica. Ou seja, criar roteiros para suportes sonoros, confeccionar cenários através das trilhas de efeitos, buscar o texto impresso como referência ao conteúdo sonoro em questão, etc. E para a efetivação desse processo, é necessário criar peças sonoras de acordo cm o plano pedagógico da disciplina em questão; apresentar os conteúdos produzidos em sala de aula, discutindo os significados do áudio; preparar novos conteúdos a partir de divulgação dos itens básicos para sua construção, através da montagem do roteiro; gravação, edição e finalização da áudio-aula e audição da áudio-aula, avaliando a qualidade quanto à percepção da mensagem.

Essa experiência sonora a ser desenvolvida em classe torna a aula mais democrática, solidária e dinâmica. Pois, a prática da leitura de pequenos textos, contos ou poemas pro âmbito radiofônico extrapola o universo escolar, podendo ter como receptores não só a unidade escolar, mas sim as associações e grupos que fazem parte de uma comunidade. Essa sugestão além de democratizar a comunicação, ajuda na familiarização do processo sonoro e gera sujeitos da história capazes de contar e divulgar conteúdos através das ondas do rádio.


O objetivo é utilizar o rádio como ferramenta pedagógica de modo a desenvolver entre os alunos a prática da oralidade e o desenvolvimento de textos em salas de aula.
O Rádio é um dos recursos pedagógicos muito importantes, pois a tecnologia está cada vez mais presente na educação. Então se faz necessário utilizar diversos instrumentos pedagógicos para que a assim a aula se torne significante para os alunos. Os Parâmetros Curriculares Nacionais já incluem nos meios de comunicação social no espaço escolar, propondo ao educador trabalha-los interdisciplinarmente. O rádio possibilita aos alunos o compartilhar democraticamente com outros colegas e o saber elaborado de novos conhecimentos. Ao trabalhar com o rádio estaremos promovendo diversas atitudes tais como: a expressão, a cidadania, a atenção auditiva, capacidade de trabalhar em equipe, a linguagem, a ciência e tecnologia.
O rádio é uma ferramenta essencial no processo de ensino e aprendizagem, pois podemos trabalhar e explorar diferentes percepções.Como o auxilio do radio de sala de aula desenvolvemos  a oralidade, o amplio de vocabulário, a percepção lógica, auditiva e a percepção rítmica, alem de despertar a atenção, concentração, imaginação e explorar de diferentes tipos de sons e os movimentos.
O rádio trabalhado em sala de aula possibilita a professor uma melhor intenção com os alunos, alem de proporcionar momentos de alegria e prazer, uma aula diferenciada que facilita o aprendizado e a absorção dos conteúdos a serem ensinados, com qualidade e eficiência.
Dez motivos para você levá-lo para a escola:
1. O rádio desenvolve a expressão;
2. ajuda as crianças a perder a inibição para falar em público;
3. exercita o raciocínio lógico;
4. leva o aluno a descobrir — e mostrar aos outros — seus talentos;
5. eleva a auto-estima;
6. permite conhecer e utilizar novas tecnologias;
7. estimula a imaginação e a criatividade;
8. dá um sentido concreto ao conhecimento escolar;
9. promove a cidadania e favorece a interdisciplinaridade.
10. favorece a interdisciplinaridade.

Disponível em: http://www.gostodeler.com.br/materia/10006/o_radio_dentro_da_sala_de_aula.html; https://vivenciaspedagogicas.wordpress.com/2011/10/27/o-uso-do-radio-em-sala-de-aula/. Acesso em: 03/09/2016.
Imagem disponível em: http://www.portalgens.com.br/imprensa/web/novaescola.htm. Acesso em: 03/09/2016.

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