domingo, 17 de julho de 2016

O QUE É O MÉTODO KUMON?


É um material didático elaborado para aprimorar o quanto antes a capacidade de seu filho

A inovação do método Kumon está no fato de não se ensinar ao aluno como resolver o material proposto. Ele é estruturado de forma a fazer com que o aluno chegue à solução dos exercícios sozinho, desenvolvendo, assim, sua capacidade de raciocínio.
img_matematica01

Isto é obtido com:

1. Conteúdo focado nos assuntos fundamentais

O material didático do Kumon busca desenvolver a capacidade básica de estudos, que será requisitada na escola, nos vestibulares e na vida profissional. Na Matemática, o objetivo é desenvolver a capacidade de cálculos.

2. Material didático estruturado de modo sistemático

O material didático do Kumon foi estruturado para que o aluno desenvolva, ainda no Ensino Fundamental 1, a capacidade necessária para lidar com os conteúdos do Ensino Fundamental 2. E para que, no Ensino Fundamental 2, desenvolva as competências necessárias para os temas abordados no Ensino Médio.

3. Complexidade aumentada gradativamente

O material didático começa com conteúdos básicos, que serão facilmente resolvidos pelo aluno e, de modo suave, vai apresentando exercícios mais complexos, respeitando o potencial da criança ao mesmo tempo em que aumenta sua capacidade.

O Kumon desenvolve uma sólida capacidade de cálculos, resultando em uma melhora do desempenho escolar

Independente da idade ou da série escolar que seu filho esteja, ele começará por materiais nos quais facilmente alcançará a nota 100 (nota máxima). E avançará para os próximos assuntos sempre mantendo seu desempenho máximo. Estudando dessa forma, o aluno poderá desenvolver uma sólida capacidade de cálculos.
Mas… O que significa ter uma sólida capacidade de cálculos?
Este conceito baseia-se em quatro capacidades, que são desenvolvidas pelo método de ensino de Matemática do Kumon: calcular com exatidão e rapidez, calcular conforme as regras, ter condições de autocorreção e resolver novos conteúdos. Confira cada uma delas:
Desenvolvimento da capacidade de calcular com exatidão e rapidez
Em Matemática, os conteúdos são totalmente interligados: quem não domina tabuada, terá sérias dificuldades em realizar contas de divisão. Por isso, para seguir evoluindo tranquilamente mesmo em conteúdos mais complexos, é importante possuir habilidades básicas, como calcular correta e rapidamente contas como adição de 1 algarismo + 1 algarismo. O método Kumon trabalha estas habilidades, sempre tendo o tempo de resolução como um referencial. As crianças estudam tendo como objetivo conseguir resolver os exercícios dentro de um tempo determinado, desenvolvendo, assim, a capacidade de calcular com rapidez e exatidão.
Desenvolvimento da capacidade de calcular conforme as regras de cálculo
Nos cálculos matemáticos, existem procedimentos e regras que devem ser seguidos. O método Kumon, ao apresentar inicialmente operações fáceis, permite que o aluno vá percebendo as regras e tenha segurança em aplicá-las.
Desenvolvimento da capacidade de autocorreção, seguindo o raciocínio usado na resolução
No Kumon, quando o aluno comete um erro, ele não apaga toda a resolução para depois refazê-la. Isto porque é importante que o aluno tente revisar a resolução para conseguir detectar por si onde errou, corrigindo somente esse trecho. Essa forma de corrigir faz o aluno aproveitar o cálculo feito anteriormente, percebendo como o erro se liga à resolução e também o tipo de erro que tende a cometer. Desenvolve, assim, uma capacidade de raciocínio lógico aguçada.
Desenvolvimento da capacidade de resolver mesmo os assuntos novos por si
No método Kumon, mesmo quando a criança se depara com assuntos ainda não estudados, ela é estimulada a aplicar a capacidade de cálculos desenvolvida até então e guiar-se pelos exemplos criados para possibilitar a assimilação de modo autoinstrutivo para chegar ao resultado. Só diante de dúvidas é que o orientador irá intervir, mas sem explicar diretamente ou ensinar a resolução – ele dará dicas e indicará outros exemplos. Estudando dessa forma pelo Kumon, o aluno estará preparado para pensar e buscar as soluções mesmo quando estiver diante de conteúdos novos.
Além da melhora no desempenho escolar, a continuidade dos estudos desenvolve capacidades úteis para o futuro
O método Kumon não ajuda somente na melhora do desempenho escolar. Conforme o aluno estuda no Kumon, desenvolve a capacidade de análise matemática, interpretando o significado das informações contidas nos números e fórmulas. Desenvolve também a capacidade de relacionar os conteúdos, fazer associações, levantar hipóteses e tentar soluções, de modo lógico. É formada, assim, a capacidade de raciocínio lógico. Essas capacidades formarão a capacidade de resolver problemas, tão necessária na vida adulta do seu filho.
O aprendizado no Kumon de Matemática se tornará um grande diferencial no futuro.

Disponível em: https://kumon.com.br/curso-de-matematica/. Acesso em: 17/07/2016.

Imagem disponível em: http://cursoseconcursosabertos.com/metodo-kumon/. Acesso em: 17/07/2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário