sábado, 12 de março de 2016

POESIAS PARA... FAZER VOAR!

      

Passa uma Borboleta


Passa uma borboleta por diante de mim
E pela primeira vez no Universo eu reparo
Que as borboletas não têm cor nem movimento,
Assim como as flores não têm perfume nem cor.
A cor é que tem cor nas asas da borboleta,
No movimento da borboleta o movimento é que se move,
O perfume é que tem perfume no perfume da flor.
A borboleta é apenas borboleta
E a flor é apenas flor.


Se temos de esperar,
que seja para colher a semente boa
que lançamos hoje no solo da vida.
Se for para semear,
então que seja para produzir
milhões de sorrisos,
de solidariedade e amizade.
Cora Coralina

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.


Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.



Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.

Rubem Alves

Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais... 
Rubem Alves 








Disponível em: http://pensador.uol.com.br/poemas_de_rubem_alves/; http://pensador.uol.com.br/autor/cora_coralina/; http://www.virtual.ufc.br/cursouca/modulo_3/6994779-Rubem-Alves-A-Alegria-de-Ensinar.pdf; http://pensador.uol.com.br/poema_borboleta/; http://jottaclub.com/tag/poemas-para-professores/; http://frasesbonitasdeamorja.com/page/815/; http://pensador.uol.com.br/frase/MTE1OTI4MQ/; http://pt.slideshare.net/LuziaAlves1/6994779-rubemalvesaalegriadeensinar-29054891; http://kdfrases.com/usuario/evan/frase/26742. Acesso em: 12/03/2016.
Imagens disponíveis em: http://melinamurano.blogspot.com.br/2011/06/nas-asas-da-borboleta.html; http://sgc.bernoulli.com.br/wordpress/literatublogando/2013/08/16/borboleta-batendo-asas-para-a-vida/; http://blogs.diariodonordeste.com.br/impressoesminimas/tag/borboletas/. Acesso em: 12/03/2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário