domingo, 31 de janeiro de 2016

O QUE MUDA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL?

A saída da Educação Infantil e a entrada no Ensino Fundamental 1 marcam uma passagem importante na vida das crianças. Saiba o que muda e o que fazer para ajudar seu filho nessa transição.


Foto: A orientação dos pais é fundamental

Quando as crianças deixam a educação infantil e ingressam no Ensino 
Fundamental 1 é inevitável pensar: "meu filho já não é mais um bebê". E 
é natural que nesse momento apareçam também algumas dúvidas sobre 
como ele se sairá nesse novo momento de sua vida de estudante. De fato, 
a entrada no primeiro ano traz uma série de mudanças na rotina escolar. 
As brincadeiras ainda terão seu espaço, mas seu tempo será diminuído 
enquanto a hora de estudar ganhará mais importância. Na mochila, a 
boneca ou o carrinho ainda poderão entrar em alguns dias, mas dividirão 
espaço com livros e cadernos. As responsabilidades, aos poucos, também 
vão crescer: haverá mais lição de casa, provas e notas. 

Todas essas mudanças, porém, não devem ser encaradas como um 

problema. Elas fazem parte da evolução natural e saudável da vida da 
criança. E os pais podem - e devem - ajudar seus filhos a se preparar da 
melhor maneira possível para essa transição. "O importante é demonstrar 
segurança para a criança. Dizer que se ela está indo para essa nova fase 
é porque já tem idade para isso e está pronta", diz Rosana Ziemniak, 
coordenadora da Educação Infantil do Colégio Magister, de São Paulo.


Como evitar que os filhos sintam medo ao ingressar no ensino fundamental 1?
Em primeiro lugar é preciso que os próprios pais estejam seguros e compreendam esse novo momento da vida dos filhos. "O pai que é inseguro deixa a criança com medo", diz Rosana Ziemniak, coordenadora da Educação Infantil do Colégio Magister, de São Paulo. "Não se deve ficar colocando dúvidas na cabeça da criança e nem gerando expectativas ao dizer que agora as coisas serão mais difíceis, que ela terá provas e notas, por exemplo", explica a coordenadora, acrescentando que o importante é valorizar a nova fase que a criança vai viver. "Mostre que a próxima série é um passo adiante em sua vida, mas que ela tem toda a capacidade para se sair bem", afirma ela.

Como os pais devem se preparar para essa nova fase da vida de estudante de seus filhos?
A primeira dica é não criar muitas expectativas. "Não se pode esquecer que crianças de seis anos, no primeiro ano do ensino fundamental, ainda estão em fase alfabetização. Não se pode esperar que elas escrevam uma redação de três páginas. É importante não cobrar demais as crianças e ter cuidado para não gerar ansiedade", diz Roseli Carreiro Zanlorenzi de Araujo, diretora da educação infantil do Colégio Vértice, de São Paulo. 

Rosana Ziemniak, coordenadora da Educação Infantil do Colégio Magister, concorda: "Nunca se deve cobrar aquilo que ainda não é hora de ser cobrado. E nem fazer comparações com outras crianças, dizendo que esta ou aquela tem desempenho inferior ou superior. Cada criança tem seu tempo e é importante lembrar que para haver aprendizagem é preciso haver diversidade: aquele que está mais avançado trabalhando em par com o outro que ainda está menos avançado propicia crescimento para ambos", explica ela. 

A participação dos pais nessa transição, segundo ela, não deve ficar restrita ao ambiente escolar. Os pais devem estimular o crescimento e a curiosidade das crianças nessa fase, programando passeios a livrarias por exemplo. "As crianças que em casa ou em passeios junto com a família têm esses estímulos terão muito mais facilidade de se desenvolver na escola em seu processo de alfabetização e de conhecimentos em geral", afirma ela. 

Quais são as principais mudanças que trazem o ensino fundamental 1?
Uma das grandes novidades para as crianças que deixam a educação infantil e entram no fundamental 1 são as notas e as provas. Algumas escolas já as aplicam no primeiro ano, que é o antigo pré-primário, mas outras só as introduzem a partir do segundo ano. Outra mudança é com relação aos horários de brincadeira e espaços físicos das escolas. Na educação infantil muitas vezes as crianças têm um espaço diferenciado dedicado a elas - como área com balanços e tanque de areia - e mais tempo para brincar. No fundamental 1 geralmente as brincadeiras passam a ser realizadas durante o horário de lanche. 

"No fundamental 1 as crianças continuam a ser supervisionadas, lógico, mas têm mais autonomia para por exemplo comprar seu lanche, e passam a conviver com crianças maiores", diz Rosana Ziemniak, coordenadora da Educação Infantil do Colégio Magister. Se por um lado têm mais autonomia, por outro têm também mais responsabilidades, como com os deveres de casa.

Como preparar os filhos para suas novas responsabilidades?
Segundo Roseli Carreiro Zanlorenzi de Araujo, diretora da educação infantil do Colégio Vértice, os pais podem ajudar estimulando desde cedo que as crianças criem o hábito de fazer o dever de casa sozinhas e sem ter que precisar mandar fazer. "A lição de casa é responsabilidade da criança e ela tem que criar o hábito de incorporar em sua rotina essa atividade. Os pais não devem fazer o dever por elas, mas podem questionar se o dever foi feito", afirma Roseli. Os pais também devem estimular os filhos a tomar cuidado com seu material e a mantê-lo organizado.

Qual o espaço que as brincadeiras têm no fundamental 1?
Entrar no ensino fundamental 1 não significa que o tempo das brincadeiras já passou, muito pelo contrário. As brincadeiras continuam, mas com horários e objetivos diferentes. Na educação infantil, geralmente as crianças desfrutam de um pátio de brinquedos e têm brincadeiras mais dirigidas pelos professores. No ensino fundamental 1 as escolas passam a valorizar mais as brincadeiras espontâneas entre as crianças e que são realizadas geralmente na hora do recreio. "A cada 15 dias permitimos que as crianças tragam um brinquedo eletrônico. Mas fazemos questão de frisar que o objetivo é brincar em grupo. Se percebemos que a criança vai se isolando com o brinquedo nós a orientamos a trocar de brinquedo para que não fique sozinha", diz Roseli Carreiro Zanlorenzi de Araujo, diretora da educação infantil do Colégio Vértice.

E quando a entrada no ensino fundamental 1 significa também mudar de escola? Como ajudar na adaptação da criança?
Se além de estar partindo para uma nova fase em sua vida de estudante a criança também está mudando de escola, é importante levá-la para conhecer o novo colégio. "A visita vai ajudar a diminuir a ansiedade da criança e é importante que os pais também transmitam para a criança que confiam na nova instituição em que a matricularam. Crianças que entram no fundamental 1 tem a seu favor a sua maturidade: não são crianças que estão na fase de chorar quando entram em um ambiente novo", diz Roseli Carreiro Zanlorenzi de Araujo, diretora da educação infantil do Colégio Vértice. "Vale também conversar com a criança e mostrar que ela não vai perder os amigos antigos, ao contrário, vai ganhar mais amigos ainda", diz Rosana Ziemniak, coordenadora da Educação Infantil do Colégio Magister.

Imagem e texto disponíveis em: http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/como-preparar-seu-filho-ensino-fundamental-1-730972.shtml. Acesso em: 31/01/2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário