sexta-feira, 25 de setembro de 2015

O QUE DIVULGA A CARTILHA
 CAMINHO SUAVE?


Quem foi alfabetizado há mais tempo, é bem possível que se lembre das cartilhas que circulavam nas salas de aula, trazendo à tona lembranças do seu período de alfabetização. Período em que as cartilhas ou os pré-livros eram os primeiros, senão os únicos materiais impressos a que tiveram acesso no processo inicial de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita (SHEFFER; ARAÚJO; ARAÚJO, 2007).

A cartilha começa com alguns "exercícios de prontidão", que envolvem tanto atividades de coordenação motora quanto atividades que antecederiam a alfabetização propriamente dita. Nessas primeiras folhas da cartilha, aparecem atividades como:

Cartilha caminho suave[1]

Aos poucos, vai se iniciando a apresentação das vogais, porém nesse início com a intenção de apenas "treinar os traçados" dessas letras, como mostra a imagem a seguir:

Cartilha caminho suave[1]

Em seguida, passam a ser apresentadas as vogais de forma mais sistemática, mas ainda com ênfase no traçado das letras:

Cartilha caminho suave[1]


Uma a uma, as consoantes são também apresentadas, com ênfase nas sílabas e na reprodução delas. Ainda que haja um ensaio da produção de palavras (ex: baba, bebe, bibi, bobo), estas estão descontextualizadas:


Cartilha caminho suave[1]


Em meio à apresentação das "famílias silábicas" referentes ao agrupamento de cada consoante com cada vogal, há a introdução de um grupo de sílabas mais complexo, a do CHA, CHE, CHI, CHO, CHU:

Cartilha caminho suave[1]

Em seguida, é também apresentado outro grupo de "sílabas complexas", o BLA, FLA, CLA, PLA, GLA, TLA:

Cartilha caminho suave[1]

Aparece também um quadro com várias palavras "descontextualizadas" e com letras ou sílabas na coluna ao lado, sem que haja correspondência entre essas palavras e as letras ou sílabas ao lado:

Cartilha caminho suave[1]

Mais à frente, aparece um texto, denominado "Dois irmãos", com o objetivo de trabalhar o m e o n, bem como o b e o p, sem considerar a grande proximidade dessas letras e a dificuldade geralmente apresentada pelas crianças para compreender suas diferenças neste momento da alfabetização: 

Cartilha caminho suave[1]

Depois, aparece uma atividade já de interpretação de texto. Será que os/as alunos/as já são capazes de lê-lo?

Cartilha caminho suave[1]

Depois, aparecem atividades como "Ditado" e "Ordenação de orações". Não seria muito complexo para os/as alunos/as?

Cartilha caminho suave[1]

Cartilha caminho suave[1]

São também apresentadas palavras e, embaixo, sua sílaba inicial e sua "família silábica":

Cartilha caminho suave[1] 

Retoma a escrita das "sílabas iniciais" de algumas figuras, com ênfase na reprodução/cópia dessas sílabas e, em seguida, também de palavras:

Cartilha caminho suave[1]


Outras atividades de "interpretação de texto" são apresentadas. Será que as crianças já conseguem ler aqui?

Cartilha caminho suave[1]

Disponível em: https://docs.google.com/file/d/0B0cwcyrlb9bUV1ZHZUNhZlk2QVE/view; http://pt.slideshare.net/SandraSantos20/cartilha-caminho-suave1. Acesso em: 25/09/2015.

Imagem inicial: http://lista.mercadolivre.com.br/livros/cartilha-caminho-suave. Acesso em: 25/09/2015.

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