sexta-feira, 26 de junho de 2015

SINAIS DE PONTUAÇÃO NA ALFABETIZAÇÃO?


Considerando que o aprendizado dos sinais de pontuação pertencem à fase ortográfica do processo de aquisição da escrita, poderíamos dizer que o momento da alfabetização (aquisição da habilidade de ler e escrever) não é propício a tal aprendizado. Contudo, precisamos ficar atentos às demandas oferecidas pelas próprias crianças. Algumas delas podem adquirir mais rapidamente as habilidades de ler e escrever e já estarem atentas à pontuação. Um exemplo disso foi quando, tendo eu escrito uma frase exclamativa no quadro, um aluno me interrogou: "Tia Gabriela, você escreveu a letra i de cabeça para baixo lá no quadro". Eu, então, tive que explicar que aquele símbolo não era uma letra, mas um sinal de pontuação e que ainda não havíamos estudado. Expliquei à turma de um modo geral para que servia cada um dos sinais de pontuação, depois fui até a carteira do referido aluno e solicitei que ele me mostrasse alguns dos sinais comentados em um livro de história. Continuei mostrando os diversos sinais e suas funções nos próximos dias, principalmente quando a demanda partia das crianças. Segue abaixo algumas dicas de cartaz sobre os sinais de pontuação para serem expostos em sala de aula:





























Disponível em: http://conhecerensinareaprender.blogspot.com.br/2010/06/cartazes-para-sala-de-aula.html. Acesso em: 26/06/2015.

Imagem disponível em: http://www.espacoeducar.net/2009/02/cartazes-com-os-sinais-de-pontuacao.html. Acesso em: 26/06/2015.

Um comentário: