segunda-feira, 22 de junho de 2015

O QUE AS CARTILHAS DE ALFABETIZAÇÃO ENSINAM?


As cartilhas (e o que elas ensinam) têm sido alvo de algumas polêmicas. Até então, a preocupação era se o seu conteúdo estaria adequado às novas concepções de aprendizagem, que levam em conta as diferentes culturas e contextos escolares. Desde a divulgação dos Kits contra a Homofobia nas escolas para crianças a partir dos 6 anos de idade até os adolescentes do Ensino Médio, muitos têm se rebelado contra o conteúdo dessas cartilhas. O argumento geralmente se pauta na ideia de que esses livros "não ensinam apenas como colocar um preservativo no pênis", o que tem sido foco das propostas de educação sexual nas escolas já há algum tempo. O que incomoda mais é que essas cartilhas ensinam sobre as diferenças sexuais e também que "um casal homossexual ou bissexual deve ser aceito pelas crianças e que não há nada de errado se um coleguinha for adotado por dois “país” ou duas “mães”". Outra crítica feita é em relação às cartilhas distribuídas pelo SUS nos postos de saúde e nas escolas, que ensinam sobre o uso de drogas.







Essa mesma indignação não ocorre, pois, quando as cartilhas ensinam às crianças sobre como se proteger em caso de troca de tiros. Assim, logo se vê que a sexualidade ainda é uma questão pouco trabalhada não só nas escolas, mas também na família e na religião, que costumam permiti-la somente se estiverem dentro de um padrão heteronormativo (papai e mamãe) que foi construído em algumas sociedades. Daí a necessidade de torná-la alvo de um investimento (de conversas, de leituras, de esclarecimento). Se as famílias não costumam abordar o assunto, é na escola que se deve mostrar as várias formas de se viver a sexualidade. Escola é local de convivência entre pares e com os mais experientes (professores). Escola é lugar de união e respeito. Se há outras formas de viver a sexualidade, a escola e a sociedade devem estar aptos a acolher todas elas. Ou será que queremos continuar ensinando o preconceito?

Disponível em: http://blogdoparrini.blogspot.com.br/2013/04/fim-do-mundo-cartilhas-do-governo.html; https://canalconselhotutelar.wordpress.com/2012/08/20/governo-lanca-cartilha-que-estimula-criancas-09-e-10-anos-de-idade-a-fazer-sexo/; http://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/2015-01-22/cartilha-ensina-a-populacao-como-se-proteger-em-caso-de-troca-de-tiros.html. Acesso em: 22/06/2015.

Imagem disponível em: http://pt.slideshare.net/nobrelauane/cartilha-imoral-distribuda-em-escolas. Acesso em: 22/06/2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário