segunda-feira, 13 de abril de 2015

É POSSÍVEL APRENDER COM FOME?

fome

Existem ainda as causas naturais para justificar a fome: clima, seca, terremotos, inundações, pragas nas lavouras.
Podemos ainda indicar causas humanas como má administração dos recursos naturais, instabilidade política, guerras, conflitos civis, falta de recursos para os pequenos trabalhadores rurais, invasões, falta de planejamento agrícola, concentração de terra ainda nas mãos de poucos.
As conseqüências imediatas da fome são a perda de peso nos adultos e o aparecimento de problemas no desenvolvimento das crianças. A desnutrição, principalmente devido a falta de alimentos energéticos e proteínas, aumenta a taxa de mortalidade, em parte pela fome, além da perda da capacidade de combater as infecções. As crianças desnutridas não crescem direito, e quando vão à escola, não conseguem aprender. A fome causa efeitos irreversíveis.
A fome tem feito crescer o trabalho infantil. Na falta do que comer, pais permitem que crianças a partir dos 3 anos comecem a exercer trabalhos extremamente perigosos para sua idade. Essas crianças perderam sua infância, o direito garantido pela constituição à comida, à moradia, à saúde e educação.
O Programa Mundial de Alimentos da ONU aponta para a necessidade de se conhecer alguns fatos importantes sobre a fome no mundo e a sua relação com as crianças.
Sabermos sobre a situação da fome no mundo e mais especificamente como envolve as crianças é uma informação importante para que possamos acompanhar as ações dos governos e nos posicionarmos para ajudar a mudar isso.
Dos 10 fatos mais importantes divulgados pelo Programa Mundial de Alimentos (PMA), 5 são diretamente relacionadas às crianças:

1 – Um terço de todas as mortes de crianças menores de cinco anos nos países em desenvolvimento está relacionado à desnutrição.
2 – Nos países em desenvolvimento, uma em cada quatro crianças sofre de atrofia. A alimentação inadequada prejudica os crescimentos físico e mental.
3 – Os primeiros 1000 dias da vida de uma criança – desde a gravidez até dois anos de idade – são cruciais. Durante este período, uma dieta adequada pode proteger as crianças da atrofia mental e física, que é resultante de situações de desnutrição.
4 – Fornecer todas as vitaminas e nutrientes necessários para que uma criança cresça saudável tem um custo de apenas US$ 0,25 por dia.
5 – Até 2050, as alterações climáticas podem acarretar até mais 24 milhões de crianças à fome. Quase metade das crianças atingidas estaria na África Subsaariana.

Disponível em: http://br.guiainfantil.com/direitos-das-criancas/429-a-crianca-e-a-fome.html; http://www.todacriancapodeaprender.org.br/que-consequencias-tera-a-fome-no-mundo-para-as-criancas/. Acesso em: 13/04/2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário