quinta-feira, 30 de abril de 2015

É importante que o hábito da leitura seja adquirido desde a infância. De acordo com José Goldfarb, os pais e a escola têm papel fundamental nisso: "Eles devem dar o exemplo. Se os jovens não veem a paixão pelos livros em casa e nem nos professores, eles acabam associando com estudo e assim não descobrem a leitura por prazer". Eu tenho um exemplo aqui do lado. Estêvão Reis, meu colega do iba, começou a ler pra valer há 4 anos. Filho de professora, ele sempre viu a leitura como algo obrigatório e monótono. As coisas começaram a mudar quando ele veio para São Paulo. Depois de ver Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1 no cinema, nosso amigo ficou tão curioso para saber o que aconteceria na segunda parte que acabou comprando o livro. "Comecei sem pretensão, eu lia mais porque ficava de bobeira em casa, já que não conhecia quase ninguém na cidade". Resultado: ele adorou o livro e comprou a coleção completa de Harry Potter. Depois disso, mergulhou em outras séries, e depois em outras, e assim foi. Hoje, o Estêvão é um dos caras que mais lê aqui no iba (de três a quatro livros por mês). "Eu acho que a leitura infantil deve abranger o catálogo de best-sellers também, como O guia do mochileiro das galáxias, pois muitas vezes é mais acessível e o que prende a atenção. E a criança deve ter o poder de escolha do que ler, assim ela consegue desenvolver um perfil de leitura".
De 0 a 10, quanto a leitura é importante?
"Quem lê muito fala melhor, pensa melhor, escreve melhor e se torna mais bem sucedido", afirma Miriam Leitão, jornalista, escritora e apaixonada por livros desde criança. Ela me contou que era tão tímida que nem tinha coragem de sair de casa. Depois de começar a ler, percebeu que sempre que falava alguma coisa as pessoas paravam para ouvir. "Eu estava desenvolvendo minha mente! A leitura é uma espécie de musculação para o cérebro", afirma. De acordo com Miriam, é importante buscar coisas do seu interesse para tomar gosto pela leitura. "Com o tempo, vai ser possível apreciar uma bela história de Machado de Assis, ler Vidas secas, de Graciliano Ramos (livro que eu li várias vezes quando criança), perceber a exuberância deJorge Amado ou o português inventado que é quase música de Grande sertão: veredas".
E aí, já te convenci a entrar para o mundo da leitura? Se ainda não, tenho mais um argumento: os livros digitais. A existência deles permite que você leia por meio do dispositivo que for mais conveniente para você naquele momento. "Vejo com muito otimismo o fato de poder acessar tantas obras por computadores, tablets e mesmo celulares", diz Goldfarb. Por isso, não tem mais desculpa para ficar sem ler porque esqueceu o livro em casa. Ah, e assim como é possível ir a livrarias e ler um pouco de cada livro antes de escolher o que vai levar, no digital existe a possibilidade de baixar trechos gratuitamente dos e-books antes. Não gostou do que leu? Escolha outros até achar um que tenha a ver com você e seja bem-vindo ao universo dos leitores!
Confira algumas dicas para gostar de ler:
- Que tal começar por séries?
Como o final de um livro instiga o começo do próximo volume, você não vai ter vontade de parar de ler. ;)
- Descubra seu gênero preferido
Converse com amigos para saber o que estão lendo e veja quais assuntos mais interessam a você.
- Dê uma chace aos best-sellers
Geralmente, eles têm apelo mais abrangente e isso significa que as chances de você gostar são maiores.
- Leia trechos para ver se gosta do estilo de narrativa
Baixe capítulos grátis de e-books para escolher os que mais têm a ver com você.
- Comece por textos curtos
Se não gosta de ler coisas extensas, procure revistas ou jornais que trazem crônicas, contos...
- Leia um pouquinho todos os dias

Com o tempo, você vai criando o hábito e quando perceber vai estar lendo por horas.

- Fique longe de distrações
Antes de começar a ler, desligue a TV e afaste-se de tudo que possa distrair você.
- Lembre-se que a leitura não é uma maratona
Não se preocupe com a velocidade: é importante que você leia no seu tempo e preste atenção aos detalhes.
- Leia em momentos em que estiver relaxado
Assim a leitura vai fluir melhor. Pode ser no banheiro, antes de dormir...
- Começou um livro e não gostou? Passe para outro!
Ficar insistindo no livro vai fazer com que você associe a leitura a algo obrigatório e se afaste dela.
- Se gostou de um livro busque outros do mesmo autor
As chances de se identificar com eles são grandes, já que cada autor tem um estilo próprio de escrita.

Disponível em: http://www.brasilpost.com.br/nathalia-bottino/dicas-para-gostar-de-ler_b_5585204.html. Acesso em: 30/04/2015.

Imagem disponível em: http://encantamentodaalfabetizacao.blogspot.com.br/2011/10/tempo-para-gostar-de-ler.html. Acesso em: 30/04/2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário