segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

NATAL E ALFABETIZAÇÃO


As atividades sobre o Natal fazem parte do universo da alfabetização, seja por meio de atividades de completar (com letras e sílabas), caça-palavras, interpretação de texto, ligar palavras e desenhos, colorir e textos. Gostaria, assim, de compartilhar um texto sobre o Natal escrito por Vera Simão e postado por uma blogueira : 

"Acho lindo enfeitar a casa, retomando os significados dos símbolos natalinos. A árvore, por exemplo, é mais antiga do que o próprio cristianismo. Muito antes de existir o Natal, os egípcios levavam galhos verdes de palmeiras para casa, no dia mais curto do ano em dezembro, como símbolo da vitória da vida sobre a morte. E o costume de enfeitá-la, dizem, surgiu com os druidas, que decoravam velhos carvalhos com maçãs douradas para as festividades desse mesmo dia. A primeira referência a uma árvore de Natal vem do século XVI, na Alemanha, espalhando-se, mais tarde, por toda a Europa e Estados Unidos. Outro símbolo marcante dessa festa é o presépio criado quando São Francisco de Assis pediu a um artesão que criasse o primeiro cenário relembrando o nascimento de Jesus. Ele resolveu celebrar uma missa em frente ao presépio e inspirar a devoção em todos os que assistiam à cerimônia.
A mesa farta tem seu significado ligado às sociedades antigas que dispunham de poucos alimentos, principalmente a carne. Por isso, a tradição de servir peru e peixe, dividindo os alimentos entre os convidados.
Já os cartões de Natal - aqueles manuscritos cheios de emoção, que hoje infelizmente são substituídos por e-mails enviados a grupos de amigos -, tiveram início em 1849, vendidos em Londres por um artista. E os presentes, tão bem-vindos pela sociedade atual, começaram por um gesto de responsabilidade social de um homem chamado Nicolau, que colocava sacos de moedas de ouro nas chaminés dos mais necessitados.
Contei todas essas histórias para lembrar que no Natal - mais do que uma casa enfeitada, um cardápio requintado e bem-servido e a troca de presentes caros e especiais - não devemos nos esquecer dos verdadeiros simbolismos: a devoção a Jesus, a celebração da vida, a divisão do alimento, o envio de mensagens de amor e de paz e a ajuda aos necessitados. E, à meia-noite em ponto, possamos pensar em sermos ainda melhores a partir da celebração do nascimento do nosso Cristo interior" .

Disponível em: http://paocomletra.blogspot.com.br/2011/11/natal-e-alfabetizacao.htmlhttp://adoletadoabc.blogspot.com.br/2012/11/atividades-de-natal-alfabetizacao-de-1.htmlhttp://tatiana-alfabetizacao.blogspot.com.br/2008/11/natal.html. Acesso em: 08/12/2014.

Imagem disponível em: http://br.images.search.yahoo.com/images/view. Disponível em: 08/12/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário