sexta-feira, 7 de novembro de 2014

CARTA NA ALFABETIZAÇÃO

  

A carta é um dos recursos utilizados nas práticas alfabetizadoras, sendo valorizada enquanto instrumento que permite o estabelecimento da comunicação entre emissor e receptor (ou seja, quem escreve e quem lê a carta). Contudo, poderíamos pensar ainda em sua capacidade de estabelecer uma troca entre ambos, uma vez que ao escrever uma carta, pressupõe-se também que se terá uma resposta a essa carta e que, portanto, esse escritor será num segundo momento um leitor de si mesmo e do outro. A carta pressupõe, assim, um ato de leitura e de releitura, agindo sobre aquele que a enviou. Ao escrever uma carta exercemos sobre nós mesmos e sobre os outros uma série de ações que vão nos constituindo enquanto sujeitos. Escrever implica, ainda, uma reciprocidade para olhar a si mesmo e ao outro e elaborar sobre ambos um exercício de exame consciencioso. É fazer aparecer o próprio rosto perto do outro.

Inspiração em: FOUCAULT, Michel. A escrita de si. In: Ditos e escritos. Volume V, 2013.

Imagens disponíveis em: http://umaesposaexpatriada.blogspot.com.br/2011/08/cartas-de-amor-para-um-pai-rc.htmlhttp://borboletices.blogspot.com.br/2007/12/amizade-lembranas.html. Acesso em: 07/11/2014.

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