segunda-feira, 3 de novembro de 2014

ALFABETIZAR COM HISTÓRIAS...


Muitas/os professoras/es escolhem alfabetizar por meio das histórias infantis e esse costuma ser um caminho bastante recomendado pelas teorias educacionais. Terzi (1995) discute o papel da oralidade como preponderante para que a escrita se torne significativa para as crianças, principalmente as oriundas de famílias com baixo nível de escolarização. Do mesmo modo, Panozzo (2001) defende que "o primeiro contato sensível e lúdico de interação com o objeto livro, quase sempre precede a introdução da criança no espaço destinado à habilidade leitora da palavra, corresponde ao mundo letrado, ao mundo da literatura". Sendo assim, há vários trabalhos sendo feitos em salas de aula com Histórias com Imagens, Charges, Alfabetização Matemática, Poesias, Contos de Fadas, Contos Maravilhosos, dentre outros, que têm demonstrado a pertinência em se "alfabetizar com histórias". Conforme Pinheiro (2004), "a interação da criança com leitura de livros permite desenvolver-se como leitora, uma vez que ouvindo, discutindo e representando as histórias escutadas a criança consegue estabelecer relações entre a linguagem oral e as estruturas do texto escrito". 

Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/3886/000450411.pdf?sequence=1&locale=pt_BR. Acesso em: 03/11/2014.

Imagem disponível em: http://clubebatom.com.br/como-incentivar-a-crianca-a-ler.html. Acesso em: 03/11/2014.


Nenhum comentário:

Postar um comentário