segunda-feira, 24 de novembro de 2014


ALFABETIZAÇÃO NA 
EDUCAÇÃO INFANTIL 


Há uma grande discussão a respeito da alfabetização na Educação Infantil. Alguns pensam que "não há mal nenhum em alfabetizar as crianças nestas idades, desde que esta alfabetização tenha acontecido a partir de uma naturalidade composta pelo estímulo do professor, pela vontade e capacidade das crianças e principalmente pelo desejo do grupo". Outros entendem que "a alfabetização é um processo que começa muito antes da entrada da criança na escola". Sendo assim, a polêmica sobre ensinar ou não as crianças a ler e a escrever já na Educação Infantil tem origem em pressupostos diferentes a respeito de várias questões. Entre elas: 

■ O que é alfabetização? Alguns educadores acham que é a aquisição do sistema alfabético de escrita; outros, um processo pelo qual a pessoa se torna capaz de ler, compreender o texto e se expressar por escrito. 

■ Como se aprende a ler e escrever? Pode ser uma aprendizagem de natureza perceptual e motora ou de natureza conceitual. O ensino, no primeiro caso, pode estar baseado no reconhecimento e na cópia de letras, sílabas e palavras. No segundo, no planejamento intencional de práticas sociais mediadas pela escrita, para que as crianças delas participem e recebam informações contextualizadas. 

■ O que é a escrita? Há quem defenda ser um simples código de transcrição da fala e os que acreditam ser ela um sistema de representação da linguagem, um objeto social complexo com diferentes usos e funções.

Desse modo, se concebemos a alfabetização como "o processo pelo qual se adquire o domínio de um sistema linguístico e das habilidades de utilizá-lo para ler e escrever, ou seja, o domínio das ferramentas e o conjunto de técnicas necessárias para exercer a arte e a ciência da escrita e da leitura", é possível que ela comece na Educação Infantil. Não de modo repetitivo e enfadonho, mas como algo que faz parte do universo em que vivem.

Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/alfabetizar-educacao-infantil-pode-424823.shtmlhttp://www.editoradobrasil.com.br/educacaoinfantil/letramento_e_alfabetizacao/educacao_infantil.aspxhttp://www.direcionaleducador.com.br/curso-sequencia-didatica-na-educacao-infantil/5-alfabetizacao-na-educacao-infantil. Acesso em: 24/11/2014.

Imagem disponível em: https://catracalivre.com.br/geral/educacao-3/indicacao/alfabetizacao-infantil-e-tema-de-debate-online/. Acesso em: 24/11/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário