sábado, 4 de outubro de 2014

O QUE É UM G E O QUE É UM G NUMA BOLSINHA CHEIA DE NOMES?

Estava eu viajando e uma criança de aproximadamente 4 anos se aproximou e disse: 
_ Oi, moça! Eu respondi: _ Oi!
E ela continuou: O que você tá fazendo?
Eu disse: _ Estou lendo. Você gosta de ler histórias?
Ela balançou a cabeça dizendo que sim.
Eu então continuei: _ Essa história é muito interessante, é de uma menina que engolia estrelas e tudo o que tinha no céu: lua, sol e até a chuva. Você já imaginou isso? Legal, né?
E ela concordou que sim.
Ela então olhou para a minha bolsa e disse: _ Nossa, a sua bolsinha é cheia de nomes, né?! E eu concordei que sim.
Ela então perguntou: _ Qual é a sua letrinha aí?
E eu respondi: _ A minha é essa (apontei e disse): a letra G. 
A menina então disse que a dela era a letra E, de Elisa. E mostrou com as mãos e os dedos como fazia a letra E.
Em seguida, pediu que eu fizesse a letra G com as mãos.
Eu fiz a letra G com as mãos e ela concluiu: _ É como uma bolinha! 
E eu completei: É uma meia bolinha, com um tracinho pra dentro...
Mas ela foi logo contar para o pai, a mãe e a irmã, que estavam nos bancos de trás do ônibus: _ Ela é a Gabriela e a letra dela é a G, igual a uma bolinha. E ela tem uma bolsinha cheia de nomes! 

Quer melhor aula de alfabetização do que essa??? Com significação para a/o aluna/o e contextualização do objeto aprendido???

Nenhum comentário:

Postar um comentário