segunda-feira, 6 de outubro de 2014

AS CRIANÇAS APRENDEM O QUE PODEM APRENDER E NÃO 
O QUE TENTAMOS ENSINÁ-LAS!!




Dia das Crianças se aproximando e fui eu tentar presentear a minha afilhada de quase 5 anos de idade... 1ª tentativa de presente: uma tela na cor branca cheia de furinhos, com a cara do Mickey/Minnie (pois não tinha rosto), embora a embalagem sugerisse que fosse do Mickey (talvez pelas cores do brinquedo). Havia nessa tela várias bolinhas coloridas enfiadas, as quais preenchiam aleatoriamente esse rosto. Expliquei, então, com a minha ânsia de professora, que naquele espaço ela poderia fazer desenhos, escrever a letra do nome dela (que eu sei que ela sabe fazer), outras letras, números e outras coisas que ela quisesse... Ela imediatamente começou a colocar as bolinhas na tela. E logo que acumulou algumas bolinhas, perguntei: "Essa é a letra do seu nome?". E ela respondeu: "Não, dindinha, é uma flor". E continuou preenchendo o espaço da tela todinha, até o fim, como que com pressa de me mostrar o resultado. E eu fui dizendo que estava muito bonito, sem agora perguntar o que estava fazendo. Ao final, perguntei: "O que você fez aqui?". E ela respondeu: "Eu fiz a cara do Mickey!". 

Com isso, é possível perceber que algumas vezes o que solicitamos das crianças é algo acima de suas possibilidades naquele momento. Isso não significa que ela não poderá aprender o solicitado em outro momento ou em um contexto diferente. Ou até mesmo, como no caso acima, que já tenha até aprendido o conteúdo ensinado, mas que nesse momento não possa ou não queira acessá-lo por estar envolvida em um outro tipo de aprendizado mais envolvente ou mais interessante. Além disso, cabe ressaltar que a nossa cultura exerce grande poder sobre aquilo que iremos aprender, tanto sobre a seleção de conteúdos quanto sobre o modo como iremos ter acesso a esses conteúdos. Reconhecendo isso nos tornamos mais capazes de rever nossas ações quando uma criança nos afirma, por exemplo, que aquela é a cara do Mickey e não da Minnie, podendo discutir com ela o por que a identificamos assim tão facilmente, ao invés de criar ali o que queremos e desejamos. Essa é a potência da educação. Essa é a possibilidade de quem conhece e deseja modificar a educação a partir da diferença!

Imagem disponível em: http://fazendoaminhafesta.com.br/category/moldes-decorados-bebes. Acesso em: 06/10/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário