quarta-feira, 22 de outubro de 2014

ALFABETIZAÇÃO E ELEIÇÃO


É comum observarmos nas escolas práticas de simulação com as crianças a respeito do voto, seja com cédulas em branco de papel, seja já simulando as urnas eletrônicas (em caixas de papelão ou até mesmo em computadores, notebooks e tablets). Contudo, um episódio me chamou a atenção no primeiro turno desta última eleição: uma criança foi votar junto com sua mãe e não pode se encaminhar à urna, por determinação da representante da Justiça Eleitoral. Eu, quando criança, todas as vezes que fui com a minha mãe votar, pude participar daquele momento, o que sem dúvida aguçou em mim o desejo de exercer esse "ato de cidadania". A menina em questão implorava à mesária: "Por favor, moça, deixa?". E ela dizendo: "É que eu não posso, é regra". Mas será regra para todas as sessões eleitorais as crianças não acompanharem seus pais nas cabines de voto? Podemos questionar se daqui a alguns anos teremos pessoas desejosas de votar em nosso país...

Disponível em: http://maternar.blogfolha.uol.com.br/2014/10/03/crianca-ou-bebe-pode-acompanhar-a-mae-na-urna-eleitoral-saiba-mais/. Acesso em: 22/10/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário