O LÚDICO NA ALFABETIZAÇÃO
O lúdico é o meio facilitador da alfabetização, pois a criança que tem
uma infância segura desenvolve bem os conhecimentos necessários à alfabetização. A
alfabetização, com base nas atividades lúdicas, é muito prazerosa, tanto
para o professor como para a criança. As atividades lúdicas tornam-se significativas à medida que a criança se
desenvolve. Com livre manipulação de materiais, ela passa a reconstruir
e reinventar as coisas, o que exige uma adaptação da criança. Essa
adaptação é possível a partir do momento em que ela própria evolui
internamente, transformando essas atividades lúdicas, que é o concreto
da vida dela, em linguagem escrita, que é o abstrato. Assim, ela aproveita as atividades lúdicas na aquisição da linguagem escrita e do
conhecimento como um todo. Se a escola estiver comprometida com o
desenvolvimento da criança e compreender as suas necessidades de correr,
brincar, jogar e expandir-se ao invés de torná-la prisioneira por
várias horas, com certeza ela terá uma criança alegre e feliz. A escola
deve aproveitar todas as manifestações de alegria da criança e
canalizá-la emocionalmente através das atividades lúdicas educativas.
Essas atividades lúdicas, quando bem direcionadas, trazem benefícios à
aprendizagem. Ao utilizar os jogos no processo de alfabetização é possível alcançar
inúmeras ações que possibilitam uma aprendizagem eficaz (QUEIROZ, 2003). O jogo pode ser extremamente interessante
como instrumento pedagógico, pois incentiva a interação e desperta o
interesse pelo tema estudado, além de fomentar o prazer e a curiosidade. Os jogos auxiliam na educação integral do indivíduo, pois pode dar conta
de uma manifestação sócio-histórica do movimento humano, oportunizando às crianças investigar, problematizar as práticas, provenientes das
mais diversas manifestações culturais presentes no seu cotidiano,
tematizando-as para melhor compreensão. A ludicidade é uma necessidade do ser humano em qualquer idade e não pode
ser vista como apenas diversão. O desenvolvimento do aspecto lúdico
facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural,
colabora com uma boa saúde mental, facilita os processo de socialização,
comunicação, expressão e construção do conhecimento. A formação lúdica de professores é, hoje, uma preocupação constante para
aqueles que acreditam na necessidade de transformar o quadro
educacional presente, pois da forma como se apresenta fica evidente que
não condiz com as reais necessidades dos que procuram a escola com o
intuito de absorver o conhecimento, para que tenham condições de reivindicar
seus direitos e cumprir seus deveres na sociedade. Com os desafios lúdicos, as professoras ajudam a estimular o pensamento,
desenvolver a inteligência, fazendo com que a criança alcance níveis de
desenvolvimento que só o interesse pode provocar. A alfabetização e o
letramento acontecem de forma contínua na vida criança e, quando o
lúdico está presente nas práticas educativas, nas atividades de
aprendizagem, nos momentos de atividades mais livres, desperta a criança
para o prazer de estar na escola e de aprender. Assim, elas criam um
espaço de experimentação e descoberta de novos caminhos, de uma forma alegre,
dinâmica e criativa. Essa forma de aprender ajuda na preparação para a vida adulta, pois
desenvolve as funções intelectuais e desenvolve suas potencialidades.
Vygotsky (1987) afirma que na brincadeira “a criança se comporta além do
comportamento habitual de sua idade, além de seu comportamento diário;
no brinquedo, é como se ela fosse maior do que ela é na realidade” (p.
117). Enquanto a criança brinca, amplia sua capacidade corporal, explora
as percepções e, sobretudo, desenvolve e estimula o raciocínio e a
concentração, fatores fundamentais para o aprendizado. Rir, aceitar
limites, organizar uma tarefa, concentrar, disputar, estar atento,
sentir frio na barriga, raciocinar, pensar, gargalhar, competir com os
outros e consigo próprio, ser curioso, ter prazer, cooperar,
descobrir-se na relação com os outros, ser ágil, surpreender-se com a
atitude do outro, emocionar-se. É difícil esgotar a riqueza de
contribuições que os jogos e brincadeiras podem trazer para o
desenvolvimento humano de seres pequenos, jovens ou adultos. O lúdico enriquece o vocabulário, aumenta o raciocínio lógico e leva a
criança a avançar em suas hipóteses. Dessa forma, ela desenvolve no
processo de ensino-aprendizagem, se alfabetiza e de forma divertida e
dinâmica . As atividades lúdicas são fundamentais para uma aprendizagem
divertida e de sucesso. O caderno pedagógico do pró-letramento diz que
“os jogos promovem habilidades no exercício fonológico, na exploração e
domínio das relações som-grafia, levando a terem avanços na leitura e
escrita”. Nas situações de jogar, brincar, os alunos partilham suas
descobertas com os colegas e assim vão aprendendo a ler e a escrever. No dia-a-dia do professor em sala de aula, é preciso buscar novas formas
de tornar o ensino estimulante e eficaz. No caderno do Pró-letramento,
(p. 6) fala que “o ensino estimulante junta o prazer e o divertimento à
aprendizagem”. Diante disso, é necessário criar situações de
ensino-aprendizagem possibilitando um trabalho com dimensões lúdicas
dentro e fora da sala de aula. Quando a criança é motivada pelo prazer, ela se envolve mais facilmente
nas atividades e, consequentemente, fica à disposição para aprender. O
caderno do Pró-letramento (p. 6) aponta ainda que “que os jogos e as
brincadeiras promovem tanto a apropriação do sistema de escrita
alfabética quanto das práticas de leitura, escrita e oralidades
significativas”. Daí a necessidade de aplicar estratégias de forma lúdica, seja
através das brincadeiras, do ritmo de uma música, das poesias, das rimas
ou do envolvimento da turma nas elaborações de atividades. Leitor, escritor, mediador, observador, afetivo, pesquisador, flexível,
estudioso, são sem sombra de dúvida, algumas das características de um
bom alfabetizador. Para que um professor introduza jogos no dia-a-dia de
sua classe ou planeje atividades lúdicas, é preciso que ele acredite
que brincar é essencial na aquisição de conhecimentos, no
desenvolvimento da sociabilidade e na construção da identidade. A ludicidade se apresenta como requisito fundamental tanto ao
desenvolvimento cognitivo e motor da criança, quanto à socialização e a
aprendizagem. Assim, a alfabetização torna-se divertida quando a criança brinca
e vai construindo seu aprendizado. Porém, é de suma
importância que haja, da parte do professor, um planejamento
diversificado almejando, principalmente, o amplo desenvolvimento da
criança levando-a ao aperfeiçoamento e avanço na sua aprendizagem. Cabe
ao professor, em seu papel de mediador, proporcionar atividades que
desafiem seus alunos e os desenvolvam em sua totalidade. O lúdico, junto com o imaginário, oferecem caminhos amplos para o
desenvolvimento das crianças tornando-as mais críticas, autônomas,
criativas, felizes e, com isso, realiza um aprendizado com significação.
Dessa forma, possibilita-se uma observação mais ampla do mundo,
promovendo o desenvolvimento em todas as dimensões humanas e levando ao
sucesso na alfabetização e o letramento. Toda educação, verdadeiramente
comprometida com o exercício da cidadania, precisa criar condições para o
desenvolvimento da capacidade de uso eficaz da linguagem que satisfaça
necessidades pessoais. O lúdico vem ligar de forma divertida a criança a
aprendizagem significativa.
Disponível em: http://www.ijui.com/artigos/48244-a-importancia-das-atividades-ludicas-no-processo-de-alfabetizacao-e-letramento-dos-educandos-do-1-ano-do-ensino-fundamental-por-loriane-sulzbach.html; http://meuartigo.brasilescola.com/educacao/utilizacao-ludico-como-ferramenta-pedagogica-para-alfabetizacao-letramento.htm. Acesso em: 08/09/2014. Imagem disponível em: http://terroristasdepalmoemeio.blogspot.com.br/2008/08/alfabetizao.html. Acesso em: 08/09/2014.
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