terça-feira, 9 de setembro de 2014

APRENDENDO A VER


Aprender a ler é algo que faz parte do nosso viver. Mas aprender a ler tem a ver como o modo como vamos aprendendo a ver as coisas ao nosso redor. Um exemplo disso são as placas, os letreiros, as estampas, os desenhos que vemos em todos os lugares por onde andamos. Para nós que já lemos (decodificando os sons e os significados de acada letra e também de seu conjunto - as palavras), isso se dá de forma automatizada. Contudo, para as crianças, é possível afirmar que há um aprendizado desse "modo de ver". O primeiro aspecto a ser aprendido nesse processo é o da distinção entre uma letra e um outro símbolo qualquer (ex: um número ou um desenho). Para uma criança que ainda não lê, no sentido estrito do termo, seria possível, por exemplo, "ler" que "é proibido fumar no ônibus" ao observar o símbolo de "proibido fumar" no protetor da poltrona. Também seria possível, para uma criança que viaja com frequência pela mesma companhia de ônibus, dizer que aquele era o ônibus da "Progresso", apenas olhando a "logomarca" da empresa. O segundo aprendizado refere-se às distinções entre uma letra e outra (caracterizando suas diferentes formas e sons). Tal distinção seria possível, por exemplo, se a mãe de uma criança, pro exemplo, se chamasse "Paula" e ela concluísse que "o nome de sua mãe começa com a mesma letra da Progresso". Por fim, torna-se necessário perceber que um conjunto de letras formam uma ou mais palavras, as quais podem se tornar compreensíveis e articular um significado de comum compreensão e comunicação entre os seres humanos de um dado grupo cultural. Seria possível, ainda, que alguma criança percebesse no nome "Progresso" uma única palavra, pro estar com a letra diferente (toda em letra palito). Assim, é importante valorizarmos cada momento desses em que as crianças estão envolvidas com tais aprendizagens, para potencializá-las e fazê-las querer aprender cada vez mais. Dominar essas aprendizagens significa liberar-se no mundo da leitura, significa poder ver o que quiser. Isso ficou explícito para mim quando, ao viajar atrás de um menino de em média 6 anos de idade, percebi que ele fazia perguntas sucessivas à avó: "Vovó, você sabe por que o ovo da galinha se racha ao meio?"; "Vovó, por que algumas pessoas são claras e outras são escuras?"; "Vovó por que o refrigerante tem borbolhas?"; "Vovó porque tem dia e noite?". A avó não respondia ao menino e este continuava a fazer perguntas. Talvez seja esse o movimento... Quanto mais se vê, mais se aprende a ver!! Muito além da conformação que a decodificação traz, aprendendo a ver é possível ver com os próprios olhos!! Aquilo que as palavras trazem passa a servir de impulso e não de limite para os seus sonhos, pensamentos e viagens...

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